Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Politica

MDB tem perspectivas de se reerguer no Estado nas eleições deste ano

Afetado por conflitos, partido é liderado por Ricardo Ferraço, que vai tentar o governo O post MDB tem perspectivas de se reerguer no Estado nas eleições deste ano apareceu primeiro em


Giovani Pagotto/Governo-ES

Afetado por conflitos, partido é liderado por Ricardo Ferraço, que vai tentar o governo

Enfraquecido no Espírito Santo por conta de conflitos internos nos últimos anos e pela queda de prestígio a nível nacional, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) tem perspectivas de conseguir se reerguer nas eleições deste ano. O partido conta com duas pré-candidaturas fortes: a do vice-governador Ricardo Ferraço, presidente do diretório estadual, que vai encarar a disputa para governador; e a do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, cotado para a disputa ao Senado Federal.

A ex-senadora Rose de Freitas também tenta se colocar novamente como pré-candidata ao Senado, mas só teria chances se Euclério Sampaio desistisse ou mudasse de partido, o que não tem se apresentado como tendência atualmente – apesar de o prefeito de Cariacica ser do mesmo partido de Ferraço, o que pode criar dificuldades dentro de uma estratégia de frente ampla.

O MDB também poderá ganhar em breve dois deputados estaduais que vão tentar a reeleição: Mazinho dos Anjos e Vandinho Leite. Ambos anunciaram saída do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) após o processo de “tomada” da sigla operado pelo prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, pré-candidato a governador que tem se movimentado cada vez mais longe do grupo governista atual.

O veterano Sérgio Borges também poderá retornar às campanhas eleitorais em 2026, sendo pré-candidato a deputado estadual. Ele cumpriu quase quatro mandatos na Assembleia Legislativa entre 1999 e 2013, ano em que se tornou conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCES).Aposentado desde 2024, Borges assumiu a Presidência do diretório do MDB de Vitória. Apesar disso, tem ligação com Guarapari, sendo filho do ex-prefeito (e ex-presidente da Assembleia) Hugo Borges (1923-2013) e tio do atual chefe do Executivo, Rodrigo Borges (Republicanos), a quem tem apoiado.

O cenário destoa do que se viu em 2022. No pleito daquele ano, a então senadora Rose de Freitas perdeu a reeleição, em disputa contra Magno Malta (PL). O partido nem sequer conseguiu formar uma chapa de candidatos a deputado federal. Na disputa por cadeiras ao legislativo estadual, a candidatura mais bem sucedida da sigla alcançou 3,8 mil votos.

A queda espelhou a perda de prestígio a nível nacional. De 1990 a 2022, a bancada do MDB no Senado Federal reduziu de 29 para dez cadeiras. Do Espírito Santo, além de Rose, o partido foi representado no passado por Gerson Camata, que cumpriu três mandatos de senador.

Em 2024, já sob a liderança de Ricardo Ferraço, o MDB elegeu seis prefeitos no Espírito Santo, contando com Euclério Sampaio: Lastenio Cardoso, em Baixo Guandu (noroeste); Paulino Lourenço, em Irupi (Caparaó); Marcos Coutinho, em Ponto Belo (norte); Ana Malacarne, em São Domingos do Norte (noroeste); e Eliser, em Vargem Alta (sul).

O MDB estadual teve um racha recente entre grupos ligados a Rose de Freitas e ao ex-deputado Lelo Coimbra. Em setembro de 2023, quando o partido já estava em queda livre, o movimento União & Ação inscreveu uma chapa encabeçada por Lelo para a disputa pelo comando do diretório estadual, forçando a realização de uma eleição contra a chapa Reconstrução, de Rose.

A votação terminou empatada, Rose de Freitas acabou se mantendo no cargo e protelando uma solução, enquanto o grupo de Lelo passou a questionar a situação na Justiça. A volta de Ricardo Ferraço ao MDB (estava no PSDB) e sua indicação para comandar a sigla provisoriamente surgiu como uma intervenção da Executiva Nacional para “pacificar” o partido no Estado.

Desde então, o partido segue sendo tocado por uma comissão provisória encabeçada por Ricardo Ferraço. Atualmente, informações de bastidores dão conta de que Euclério Sampaio deverá ser indicado como vice-presidente nos próximos meses e, com Ricardo assumindo o governo estadual no lugar de Renato Casagrande (que deverá se candidatar a senador), o prefeito de Cariacica passaria a responder pela sigla no Espírito Santo.

O post MDB tem perspectivas de se reerguer no Estado nas eleições deste ano apareceu primeiro em Século Diário.

Século Diário

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!