Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Politica

Saída de Marcelo Santos da Ales abre espaço para candidatos de Cariacica

Presidente da Casa quer Congresso Nacional, enquanto vereadores se articulam para disputa O post Saída de Marcelo Santos da Ales abre espaço para candidatos de Cariacica apareceu primeiro


Divulgação

Presidente da Casa quer Congresso Nacional, enquanto vereadores se articulam para disputa

O presidente da Assembleia Legislativa (Ales), Marcelo Santos (União), não vai tentar a reeleição este ano para o que seria seu sétimo mandato consecutivo como deputado estadual. Investe em alcançar uma das dez vagas de deputado federal destinadas ao Espírito Santo, o que abre espaço para novas pré-candidaturas oriundas de Cariacica, seu reduto eleitoral.

Em 2022, Marcelo Santos foi o quarto mais votado em Cariacica para deputado estadual, obtendo 9,3 mil votos na cidade, 22,3% do total de 41,6 mil votos. Ele também cumpriu mandato de vereador no município de 1996 a 2000, e foi candidato a prefeito em duas ocasiões.

Além dele, Janete de Sá (PSB) também é representante cariaciquense na Assembleia, e tentará se reeleger. Entretanto, a proporção de eleitores que conquistou em Cariacica foi menor: 2,8 mil, 10,8% do seu total de votos para deputada estadual, que somou 25,8 mil. Janete, portanto, terá a oportunidade de ampliar um pouco mais a sua base.

Entretanto, o campeão de votos para deputado estadual em Cariacica em 2022 foi alguém de fora do município da Grande Vitória: Capitão Assumção (PL) obteve 12,2 mil votos na cidade, 12,4% do total de 98,6 mil. O bolsonarista vai tentar a reeleição.

Da Câmara de Vereadores, alguns nomes têm se colocado como pré-candidatos a deputado estadual. Um deles é Dr. Fernando Santório (PP). O médico foi o primeiro colocado na disputa por cadeiras da Câmara Municipal em 2024, com 5,3 mil votos. Apesar de estreante na política, ele é neto de Vicente Santório Fantini, que foi prefeito por três mandatos entre 1966 e 1985.

O atual presidente da Câmara, Lelo Couto (MDB), também é pré-candidato a deputado estadual. Em 2024, recebeu 3,8 mil votos e se reelegeu para o terceiro mandato. Já se candidatou para deputado estadual em 2022 e obteve a sexta maior votação em sua cidade, 7,2 mil votos, 78,5% do total de R$ 9,2 mil votos.

Outro vereador que se coloca como pré-candidato a deputado estadual é Cabo Fonseca (Republicanos), que recebeu 3,5 mil votos em 2024. Estreante, se candidatou em 2022 para deputado estadual, obtendo a sétima maior votação na cidade para o cargo, 6,3 mil votos, mais de 60% dos 10,1 mil que recebeu no total. Tem bastante ligação com o meio evangélico e com pautas de segurança pública.

A jovem Açucena (PT), por sua vez, foi eleita vereadora em Cariacica aos 25 anos, com 2,6 mil votos, em sua primeira experiência eleitoral, em 2024, e também é pré-candidata a deputada estadual. Enfermeira, filha de militantes, ela é a primeira mulher filiada ao PT que conseguiu chegar ao legislativo do município e a única representante feminina na Câmara na legislatura que se iniciou em 2025, e desempenha solitariamente um mandato de oposição ao prefeito Euclério Sampaio (MDB).

Outro vereador de Cariacica apontado como possível candidato a deputado estadual este ano é Cesinha (PV), reeleito para o quarto mandato com 3,2 mil votos. Ele já presidiu a Câmara de Vereadores em três ocasiões. Líder de governo de Euclério Sampaio (MDB), Cesinha divulgou nesta semana um encontro com o ex-governador Paulo Hartung (PSD) e o presidente estadual do Republicanos, Erick Musso, que são do grupo político oposto ao do prefeito.

Já o vereador licenciado Edgar do Esporte (União), que assumiu no início do ano passado a Secretaria Municipal Extraordinária de Relações Comunitárias, ainda não confirmou se é pré-candidato, mas não será uma surpresa se entrar na disputa. Reelegeu-se em 2024 com a segunda maior votação da cidade, 4,6 mil votos. Em 2022, foi o segundo mais votado para deputado estadual em Cariacica, com 10,1 mil votos, o que representou mais de 90% do total de 11,2 mil votos que ganhou.

Outros vereadores que cogitariam candidatura este ano são Cleidimar Alemão (Republicanos), Flávio Preto (PSB) e Lei (União Brasil). Jocemir da Enfermegam (Podemos) também pretendia se candidatar, mas recuou para apoiar a reeleição de Janete de Sá. Ele informou a Século Diário que dará apoio ao vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) para governador; a Euclério Sampaio (MDB) para senador; e ao deputado federal Gilson Daniel (Podemos), que deverá tentar se reeleger.

Reeleito em 2024 com quase 90% dos votos, o prefeito Euclério Sampaio afirma que deixará o cargo para se candidatar a senador este ano. Ele também tem grande influência sobre os rumos a serem tomados por diversas pré-candidaturas de Cariacica.

Entretanto, para a Assembleia Legislativa, um dos principais nomes cotados para receber o apoio de Euclério não mora em Cariacica: é Denninho Silva (União), que vai tentar a reeleição. Denninho é sobrinho de Euclério, que tem sido o seu padrinho político.

Para deputado federal, a tendência é que Euclério declare apoio a Marcelo Santos. Um detalhe importante é que o campeão de votos para a Câmara dos Deputados em 2022 é de Cariacica, mas não tentará a reeleição. Helder Salomão (PT), adversário político de Euclério e Marcelo Santos, terá que sair para governador, garantindo, assim, palanque ao presidente Lula.

O post Saída de Marcelo Santos da Ales abre espaço para candidatos de Cariacica apareceu primeiro em Século Diário.

Século Diário

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!