Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Esporte

Amarelinha neles! Capixabas são convocados para a seleção brasileira de vôlei de praia

Lucas Silva e Rafael Escobar estão entre os 23 novos talentos convocados pela Confederação Brasileira de Vôlei e se apresentam na segunda quinzena de fevereiro


Lucas Silva e Rafael Escobar são convocados para a seleção brasileira de base de vôlei de praia (Fotos: Acervo pessoal)

A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) convocou, nesta quinta-feira (5), a seleção brasileira de base de vôlei de praia para uma fase de treinamento que vai acontecer no CT de Saquarema (RJ), de 19 de fevereiro a 3 de março.

A lista tem 23 novos talentos da modalidade, sendo que dois deles são os capixabas Lucas Sotelle Silva e Rafael Escobar Ludolf.

“A convocação dos atletas é mais um reconhecimento ao trabalho e à dedicação diária de todos os envolvidos com o voleibol no Espírito Santo. Vivemos um momento de crescimento, com conquistas nacionais das nossas seleções no vôlei de quadra e com a continuidade do trabalho de sucesso do nosso vôlei de praia, que é referência nacional e até mesmo mundial. Nada acontece por acaso e vamos trabalhar por mais resultados”, destacou o presidente da Federação Espírito-Santense de Voleibol (Fesv), Celso Silva Jantorno.

Mundial Sub-18 e Jogos Olímpicos da Juventude

A convocação tem atletas de 14 a 18 anos, com foco no Mundial Sub-18 de 2026, nos Jogos Olímpicos da Juventude em Dakar, no Senegal, também em 2026, e no desenvolvimento dos talentos para a categoria sub-21 já pensando no calendário de 2027.

A convocação é um motivo de alegria. É sempre uma satisfação enorme estar entre os melhores do País, agora no sub-21. Eu comecei no vôlei há poucos anos, o que fez minha caminhada ser um pouco mais difícil, tive que me dedicar muito mais. Mas chegamos e conseguimos nos manter. No ano passado, foram dois títulos brasileiros, confirmando esta entrega tanto minha, como dos meus técnicos”

Lucão, 18 anos e 2,03m de altura, recebeu a notícia em Navegantes (SC), onde disputa a primeira etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia.

Junto com Juca, pela primeira vez eles passaram pelo qualifying do torneio adulto e estão jogando o torneio principal. Na quinta-feira, venceram por 2 set a 0 a dupla Arthur Lanci/Evandro, que disputou a Olimpíada de Paris-2024.

“Eu e Juca somos dois atletas novos, com potencial, nos juntamos e conseguimos um resultado muito significativo passando do qualifying. E ganhamos de uma dupla olímpica, o que contrariou as expectativas de todo mundo. É uma honra jogar contra eles e conquistar esta vitória”, vibrou Lucas.

“Voleibol pode mudar a vida”

Rafael Escobar, 14 anos e 1,86m, treina há um ano e meio no CT Lobos, com o treinador Sanderson Pimentel. Começou a disputar torneios nacionais em 2025, com etapas dos circuitos sub-17 e sub-19.

A convocação é o sonho de todos os atletas que levam este esporte a sério, como algo que possa mudar a sua vida. Me sinto muito grato por mostrar que meu voleibol pode me levar a níveis nacionais e até internacionais futuramente”

No ano passado, ele também teve destaque no vôlei de quadra, conquistando o título do Campeonato Brasileiro de Seleções da 1ª Divisão com a seleção capixaba sub-16.

Folha Vitória

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!