Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Politica

Vereadores da Serra se colocam ‘à disposição’ para Eleições 2026

Pelo menos cinco nomes são cotados; Casa tem passado por turbulências nesta legislatura O post Vereadores da Serra se colocam ‘à disposição’ para Eleições 2026 apareceu primeiro e


CMS

Pelo menos cinco nomes são cotados; Casa tem passado por turbulências nesta legislatura

A Câmara da Serra tem passado por grandes turbulências na atual legislatura, incluindo afastamento de parlamentares acusados de corrupção, vereador preso, investigações sobre fraude à cota de gênero e reforço na segurança por suspeita de porte de armas nas dependências da Casa. Polêmicas à parte, pelo menos cinco políticos que ocupam cadeiras no legislativo serrano têm se colocado como possíveis candidatos nas eleições deste ano: Pastor Dinho Souza (PL), Paulinho do Churrasquinho (PDT), Rafael Estrela do Mar (PSDB) e Dr. Thiago Peixoto (Psol).

Conforme nota oficial, Pastor Dinho “está cotado pelo partido para disputar as eleições deste ano como deputado estadual. Já há confirmação da liderança partidária estadual nesse sentido”. O presidente do Partido Liberal no Espírito Santo é o senador Magno Malta.

Em sua primeira experiência eleitoral, o pastor recebeu 5,6 mil votos em 2024, a terceira maior votação para vereador na Serra. Opositor do prefeito Weverson Meireles (PDT), Dinho Souza tem se destacado por embates acalorados com colegas e pela defesa de pautas típicas da extrema direita. Em junho do ano passado, ele e o colega Antonio C&A (Republicanos) foram acusados de terem proferido declarações consideradas discriminatórias e de intolerância religiosa.

Paulinho do Churrasquinho, por sua vez, tem mais experiência eleitoral. Oriundo de movimentos populares no bairro Planalto Serrano, está em seu segundo mandato como vereador e, atualmente, ocupa o cargo de secretário na Mesa Diretora. Se reelegeu com 4,7 mil votos, ficando em quarto lugar.

Ele também foi candidato a candidato a deputado estadual em 2022, obtendo pouco mais de 8 mil votos. Desse total, 7,5 mil (93,8%) vieram da Serra. “Estou à disposição do meu partido e, caso seja convocado, estarei pronto para contribuir para uma vaga na Assembleia”, informou para Século Diário.

Já Rafael Estrela do Mar ficou como suplente durante três eleições seguidas até se eleger vereador em 2024, com 4,4 mil votos, a quinta maior entre os candidatos da Serra. Tem trajetória ligada aos movimentos comunitários do bairro José de Anchieta. Ele afirma que está focado no atual mandato, mas, “se no futuro houver espaço para uma nova caminhada, pretendo sim colocar o meu nome à disposição para deputado estadual, mas somente se o povo capixaba entender que posso ser útil e legitimar esse passo”.

Mais um cotado, Stefano Andrade teve um mandato anterior como vereador, de 2017 de 2020, retornando para a Câmara após receber 2,3 mil votos em 2024, a terceira menor votação dentre os 21 eleitos. Liderança comunitária de Serra Dourada, chegou a ser detido em 11 de maio de 2018 pela Polícia Militar, junto com o então superintendente da Câmara, Fabricio Alves de Oliveira, e o coordenador de Comunicação, Rodrigo Ferreira Merlo. Eles estavam dentro de um veículo com um revólver calibre 312, quatro munições intactas e R$ 11 mil em espécie. “No momento, o vereador está cotado para candidatar-se ao cargo de deputado estadual nas próximas eleições”, apontou sua equipe.

Dr. Thiago Peixoto, que ficou como suplente após obter 1,6 mil votos, assumiu em fevereiro a cadeira de Wellington Alemão (Rede), afastado por denúncias de corrupção. Médico da rede pública da Serra e homossexual assumido, está em seu primeiro mandato. Logo na primeira sessão, teve um embate com o bolsonarista Pastor Dinho Souza.

Thiago afirma que colocou o nome à disposição de seu partido para as eleições de 2026, mas não para se candidatar a deputado estadual, tendo em vista que, neste campo, a prioridade do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) é reeleger Camila Valadão.

Dois nomes do Partido Democrático Trabalhista (PDT) que tinham potencial para as eleições deste ano estão entre os vereadores afastados pela Justiça. Empresário, Saulinho da Academia foi o candidato a vereador mais votado nas eleições de 2024, com 8,2 mil votos. Eleito pela primeira vez em 2020, estava também no segundo mandato como presidente da Câmara de Vereadores – ocupou a posição no biênio 2023-2024.

Teilton Valim, liderança comunitária de Nova Carapina II, foi justamente o segundo mais votado em 2024, com 7,3 mil votos, e também estava no seu segundo mandato.

A Serra é o maior colégio eleitoral do Estado, com 356,6 mil disputados eleitores. Em 2022, o candidato a deputado estadual mais votado na cidade foi o então vereador Pablo Muribeca (na época no Partido, hoje no Republicanos). Foram 22,7 mil votos na cidade, 92,7% de sua votação total (24,5 mil). Segundo colocado nas eleições para prefeito em 2024, Muribeca deverá tentar a reeleição em 2026.

Outros três ex-vereadores serranos ocupam cadeiras da Assembleia atualmente e deverão tentar a reeleição. Em 2022, Vandinho Leite (de saída do PSDB) foi eleito para o quarto mandato (não consecutivo) na Assembleia. Foi terceiro candidato a deputado estadual mais votado na cidade, com 13,5 mil votos, 46,5% de seus 29,1 mil votos totais.

Já Alexandre Xambinho (Podemos) está no segundo mandato de deputado estadual. Reelegeu-se em 2022 com 20,7 mil votos. Desse total, 12,1 mil (58,7%) saíram da Serra, a quarta maior votação para o cargo no município.

Fábio Duarte (Rede), por sua vez, tinha ficado como suplente nas eleições, com 13,7 mil votos, mas ganhou uma cadeira após uma ação judicial que resultou na recontagem da votação. Da Serra, onde obteve a sexta maior votação entre os candidatos a deputado estadual (12,1 mil), saiu 88,2% de seu eleitorado.

A Serra conta com diversos outros pré-candidatos. O ex-prefeito Audifax Barcelos (PP), terceiro colocado na disputa majoritária de 2024, tem sido cotado como pré-candidato a deputado estadual. Já Serginho Vidigal (PDT), filho do também ex-prefeito Sérgio Vidigal (PDT), tem sido apontado pré-candidato a deputado federal, mas, provavelmente, não pelo partido no qual está filiado atualmente.

O jornalista Philipe Lemos (Podemos), ex-secretário estadual e municipal de Turismo, também é pré-candidato a deputado federal. Não se pode esquecer, ainda, do atual deputado federal Amaro Neto (Republicanos). Apesar de o apresentador de televisão não ter uma trajetória política ligada especificamente ao município, ele já foi cotado no passado como candidato a prefeito da Serra.

O post Vereadores da Serra se colocam ‘à disposição’ para Eleições 2026 apareceu primeiro em Século Diário.

Século Diário

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!