(Foto: Thiago Soares/Folha Vitória)
Finalistas no ano passado, Porto Vitória e Rio Branco abrem neste sábado (21) o confronto das quartas de final do Capixabão 2026. O jogo de ida acontece às 16 horas, no estádio Kleber Andrade, em Cariacica.
No ano passado, o Rio Branco levou a melhor e comemorou o seu bicampeonato ao superar o Porto na decisão.
Os times, no entanto, chegam com campanhas semelhantes às quartas de final. Ambos somaram 13 pontos — com três vitórias, quatro empates e duas derrotas.
Quem tem vantagem no confronto
Apesar das campanhas praticamente idênticas, o Rio Branco terminou a fase de classificação à frente do Porto Vitória, na quarta colocação, graças ao saldo de gols.
Por isso, o Capa-Preta tem o mando de campo da partida de volta e também a vantagem de jogar por dois empates — ou uma vitória e uma derrota pelo mesmo saldo de gols.
A partida de volta acontece no próximo sábado (28), às 16 horas, novamente no estádio Kleber Andrade.
No confronto entre as duas equipes na fase de classificação, o Rio Branco venceu por 1 a 0, com gol do atacante Brandão, na quarta rodada.
Transmissão pela TV Vitória/Record e pelo Folha Vitória
Os dois jogos das quartas de final entre Porto Vitória e Rio Branco terão transmissão ao vivo pela TV Vitória/Record e pelo Folha Vitória, em parceria com a TVE e com a Federação de Futebol do Espírito Santo.
A transmissão deste sábado começa às 15h30, com narração de Rogério Nascimento, comentários do craque Edinho e reportagem de Jorge Félix.
Mandante do jogo de ida, o Porto Vitória escapou do rebaixamento na última rodada da fase de classificação, ao vencer o Vilavelhense por 1 a 0, no Kleber Andrade.
Das três vitórias do Verdão na primeira fase, duas foram nas duas últimas rodadas. Antes de bater o Vila, o Porto havia vencido o Real Noroeste por 1 a 0, fora de casa.
O atacante Pedro Felipe foi o grande nome da arrancada final do time, marcando os gols das duas vitórias seguidas.
Já o Rio Branco fez ajustes durante o campeonato. Ao final da sexta rodada, demitiu o técnico Cícero Júnior e contratou o ex-grená Rodrigo César para o seu lugar.
O novo treinador estreou com vitória por 2 a 0 sobre o Capixaba, fora de casa. Porém, o time empatou as duas últimas partidas da primeira fase, com Forte (0 a 0) e Rio Branco de Venda Nova (2 a 2).
O destaque capa-preta é o meia Breno Melo, de apenas 20 anos, autor de quatro gols no Capixabão.
PORTO VITÓRIA X RIO BRANCO
QUANDO:hoje (21)
HORÁRIO:16 horas
LOCAL:estádio Kleber Andrade, em Cariacica
ÁRBITRO:Jhonn Allif Maciel
INGRESSOS:R$ 20 (meia) e R$ 40 (inteira); à venda na bilheteria e no site Tiketo
ONDE ASSISTIR: TV Vitória/Record (TV aberta), Folha Vitória (YouTube), TVE Espírito Santo (TV aberta e YouTube), Arquibancada Digital (YouTube)
Fonte: Folha Vitória