Quem já teve o celular roubado ou furtado sabe o perrengue que é ter que bloquear chip, avisar contatos, trocar senhas e ainda lidar com o prejuízo. Mas, na prática, você sabe quais procedimentos seguir para tentar recuperar o aparelho subtraído no Espírito Santo?
O primeiro deles é registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil, informando o código deIdentificação Internacional de Equipamento Móvel (IMEI). Por meio do registro policial, o aparelho pode ser rastreado e identificado, através do programa Recupera.
Passo a passo para recuperar seu celular
Após ser roubada ou furtada, a vítima deve registrar um boletim de ocorrência, que pode ser feito presencial ou online, pelo site da Polícia Civil.
Enquanto registra o boletim, será necessário informar aIdentificação Internacional de Equipamento Móvel (IMEI). Esse número fica na caixa do aparelho telefônico e pode ser encontrado ao digitar *#06# e apertar a tecla para ligar.
A polícia solicita à operadora telefônica dados sobre a localização e identificação do atual usuário, ou seja, mesmo que o número de celular seja alterado, ainda é possível localizar o aparelho.
Conhecendo o novo usuário, a polícia enviará intimações por meio de WhatsApp.
A mensagem de intimação informará o nome da pessoa que deve fazer a entrega, o nome, o endereço e telefone da unidade policial, além da data e horário para comparecimento.
Espera-se que, após a intimação, a pessoa compareça à delegacia, entregue o celular e explique onde foi comprado ou encontrado.
Caso a intimação e a solicitação de devolução não sejam atendidas, os cidadãos serão procurados por equipes da Polícia Civil para a entrega do aparelho e responderão pelas devidas implicações judiciais.
Ao entregar o aparelho, o cidadão receberá um documento comprobatório de comparecimento e de entrega do celular.
Vítimas serão intimadas por meio dos canais oficiais da operação para comparecer à Superintendência de Polícia Regional Metropolitana (SPRM).
O aparelho recuperado é devolvido para a vítima. A entrega dos bens será realizada em mutirões organizados e previamente agendados pelo Governo do Estado.
A Polícia Civil ressalta que não solicita a entrega do aparelho em qualquer lugar que não seja suas delegacias ou distritos, nem pedirá que o aparelho seja entregue a terceiros como motoboys, motoristas de aplicativos ou outros tipos de serviços de entrega.
No ano passado, a Polícia Civil conseguiu recuperar674 celulares roubados efurtadosno Espírito Santo. Desde o início do programa Recupera, instaurado em julho de 2024 para localizar, reaver e devolver os aparelhos subtraídos aos donos, 1.113 aparelhosforam recuperados.
Folha Vitória