banner viana
assembleia legislativa
prefeitura de vila velha

Carnaval não teve feminicídio no ES, mas violência contra a mulher aumentou

Secretário avaliou que o aumento das denúncias significa que mais mulheres estão procurando as forças de segurança para pedir ajuda

Por Redação em 19/02/2026 às 22:30:05
Foto: Canva

Foto: Canva

Nenhum feminicídio ocorreu no Espírito Santo durante o período de Carnaval neste ano de 2026, segundo balanço realizado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), divulgado nesta quinta-feira (19).

Apesar disso, o período teve um aumento de casos de violência contra a mulher em relação ao Carnaval do ano passado.

Segundo o levantamento, foram 424 denúncias relacionadas à Lei Maria da Penha em 2026, contra 336 no ano passado.

O número de pedidos de medidas protetivas também teve aumento expressivo neste ano. Foram 204 em 2026, e 186 no ano anterior.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Leonardo Damasceno, o aumento significa que mais mulheres estão procurando a polícia e a Justiça para se proteger.

“As mulheres se sentiram seguras para procurar as forças de segurança, e tivemos um resultado bastante positivo com feminicídio zero durante o Carnaval no ano de 2026”, disse Damasceno.

Segundo ano com menos homicídios

Os homicídios dolosos também aumentaram durante o período de Carnaval este ano, mas se mantiveram baixos, segundo avaliação da Sesp.

Em 2026 foram registrados 14 assassinatos, contra 8 no ano passado. Com isso, 2025 e 2026 são os anos com menos homicídios desde o início da série histórica, em 2001.

“Este ano foi o segundo melhor de toda a série histórica, principalmente considerando o tamanho do Carnaval este ano. Quando surgiram eventos de grande violência em Cariacica, por exemplo, agimos rápido. Então, apesar do aumento, foi um dado bom”, afirmou Damasceno.

Em Cariacica, no bairro Santo André, duas pessoas foram assassinadas em menos de três dias. No sábado (14), um homem foi morto a tiros e duas pessoas foram baleadas. Já na terça-feira (17), um motoboy de 25 anos foi executado no mesmo bairro.

Fonte: Folha Vitória

Comunicar erro
728x90-2

Comentários

728x90-3