Carol Solberg na disputa do bronze no Mundial de 2025 (Foto: FIVB/Divulgação)
A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) anunciou, nesta quinta-feira (19), a suspensão da brasileira Carol Solberg da etapa de João Pessoa do Circuito Mundial de vôlei de praia. A medida foi tomada porque a jogadora comemorou a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaroem entrevista dada no Campeonato Mundial do ano passado.
A informação da suspensão foi divulgada primeiramente pelo jornalista Juca Kfouri, que publicou a punição em seu blog no portal UOL.
Após conquistar a medalha de bronze ao lado de Rebecca no Mundial da Austrália, no dia 23 de novembro de 2025, CarolSolbergdisse que era “uma dia incrível”, para ela. Mas não estava falando do feito nas quadras de areia e sim da confirmação da prisão do político.
Esse é um dia incrível para mim. Estou muito feliz. E também é um dia incrível para o mundo. Ontem, no Brasil, colocamos na prisão o pior presidente da história do Brasil. Bolsonaro está na prisão e é muito importante que celebremos”
Carol Solberg, após conquistar o bronze no Mundial de 2025
Para aplicar a punição, a FIVB se baseou no artigo 8.3 de seu regulamento disciplinar, que define insultos, gestos, sinais ou linguagem ofensivas, demonstração de natureza não esportiva e comportamento que traga descrédito ao esporte e/ou à entidade, como “conduta antidesportiva.”
Natural do Rio de Janeiro, Carol é filha da ex-jogadora Isabel Salgado e iniciou no vôlei ainda na infância. Aos 15 anos, ela migrou para as areias, onde permanece até hoje.
Ela fez sua estreia em Jogos Olímpicos na edição de Paris-2024, ao lado de Bárbara Seixas. Na ocasião, a dupla brasileira caiu nas oitavas de final diante das australianas Mariafe Artacho del Solar e Taliqua Clancy.
Em 2025, Carol Solberg conquistou a medalha de bronze no Campeonato Mundial, jogando ao lado de Rebecca. Elas venceram as compatriotas Thâmela e Vic por 2 sets a 0 (21/18 e 22/20) para assegurar um lugar no pódio.
No momento, Carol e Rebecca ocupam a primeira colocação do ranking mundial de vôlei de praia, com 8.440 pontos conquistados.
A etapa de João Pessoa (PB) é a primeira da temporada de 2026 do Circuito Mundial. Ao todo, Solberg possui 38 pódios na história do torneio, sendo 11 ouros, 13 pratas e 14 bronzes.
Fonte: Folha Vitória