O Cruzeiro está perto de fechar a venda do lateral-esquerdo Kauã Prates ao Borussia Dortmund, da Alemanha.
A transferência será concretizada em agosto, quando o jogador capixaba vai completar 18 anos. Natural de Montanha, no Norte do Espírito Santo, Kauã Prates vai entrar para a lista das maiores vendas da história do clube mineiro.
A negociação de Kauã Prates para o Borussia renderá 12 milhões de euros (cerca de R$ 75 milhões) ao Cruzeiro, que deverá ainda manter um percentual dos direitos econômicos do jogador para lucrar em uma transação futura.
O diretor-executivo da Raposa, Bruno Spindel, chegou a afirmar, na semana passada, que a transação pode ser a maior do clube.
“Essa pode se se tornar a maior transferência da história do Cruzeiro. Isso é algo muito importante e que vai consolidando o Cruzeiro onde o torcedor merece. Que o Cruzeiro esteja novamente entre os maiores da América do Sul”, afirmou Spindel.
Entretanto, a venda de Arrascaeta ao Flamengo em 2019 por 18 milhões de euros (cerca de R$ 76,5 milhões na época) supera a de Kauã Prates.
Kauã Prates tem 17 anos e disputou 17 jogos pelo time principal (15 oficiais e dois amistosos). Ele marcou um gol na derrota para o Pouso Alegre por 2 a 1, no Mineirão, na primeira rodada do Campeonato Mineiro deste ano.
Uma das principais promessas doCruzeiro, olateral apareceu no final do ano passado na lista dos 60 melhores jovens jogadores do mundo, feita pelo jornal inglêsThe Guardian.
Kauã chegou ao Cruzeiro em 2019, após ser aprovado em testes para a categoria sub-11. A primeira convocação para a seleção brasileira veio na categoria sub-15.
Em setembro de 2024, assinou o seu primeiro contrato profissional, por um período de três anos, o máximo permitido pela Fifa para os primeiros vínculos de atletas. Em abril do ano passado, conquistou com a seleção brasileira otítulo do Sul-Americano Sub-17.
Folha Vitória