Posto de atendimento às mulheres | Foto: Divulgação Durante os desfiles, também estará em funcionamento o projeto “Não é Não – Todos os dias em todos os lugares”, da Secretaria Estadual das Mulheres.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) do Espírito Santo anunciou nesta quarta-feira (4) um reforço de agentes para o Carnaval de Vitória e para o Carnaval Nacional. Neste ano, pela primeira vez, os desfiles das escolas de samba da região metropolitana serão realizados em dois fins de semana, o que levou o governo do Estado e as prefeituras da Grande Vitória a ampliarem o planejamento para garantir a segurança do público.
Ao todo, 1.450 agentes das forças de segurança estarão mobilizados especificamente nos dias de desfile no Sambão do Povo, em uma atuação integrada que envolve Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, guardas municipais, Detran, Polícia Científica, Notaer e a Secretaria Estadual das Mulheres.
Desfiles em dois fins de semana
O Grupo Especial abre o carnaval nos dias 6 e 7 de fevereiro (sexta e sábado), com 10 escolas, divididas em cinco por noite. Já o Grupo Ouro desfila nos dias 13 e 14 de fevereiro, reunindo nove agremiações, também distribuídas em dois dias.
A expectativa é de grande público, especialmente no primeiro fim de semana, quando os desfiles começam à noite e avançam pela madrugada.
Durante estes dias, a Polícia Militar vai empregar 704 policiais e 140 viaturas. O policiamento será feito a pé, com viaturas, cavalaria, motocicletas e equipes especializadas, além de blitz e pontos-base no entorno do Sambão do Povo e nos principais acessos.
Também estão previstas ações nos terminais do Transcol, com operações integradas entre PM e guardas municipais, para reforçar a segurança no deslocamento do público.
Investigação, bombeiros e atendimento ao público
A Polícia Civil vai atuar com 256 policiais, reforçando a Delegacia de Santo Antônio e a Regional de Vitória, além do uso do teleflagrante, para agilizar atendimentos durante os dias de desfile.
O Corpo de Bombeiros Militar mobilizará 80 militares, responsáveis pela fiscalização de alvarás, estruturas, capacidade de público no Sambão do Povo e pelo atendimento a emergências, com viaturas de incêndio, busca e salvamento de prontidão.
Já as guardas municipais, principalmente a de Vitória, vão atuar na segurança interna do Sambão, no controle do trânsito, nos bloqueios e no fluxo de pedestres. Ao todo, 410 guardas municipais estarão em operação, com apoio das corporações de Vila Velha, Serra e Cariacica, especialmente no deslocamento das escolas e nos arredores dos terminais rodoviários.
Tecnologia e prevenção
O esquema de segurança também inclui o Núcleo de Intervenções Rápidas (NIR), com uso de totens de segurança, reconhecimento facial e cerco inteligente, que conta com 1.468 câmeras ativas em 308 pontos monitorados. Além disso, a Polícia Militar terá reforço com drones, para monitoramento aéreo.
Combate ao assédio
Durante os desfiles, também estará em funcionamento o projeto “Não é Não – Todos os dias em todos os lugares”, da Secretaria Estadual das Mulheres. Uma tenda inflável será montada no Sambão do Povo, com psicóloga e equipe especializada, para acolher, orientar e encaminhar casos de assédio ou violência de gênero. Além disso, equipes volantes vão circular pelo local distribuindo material informativo.
Carnaval Nacional
Além dos desfiles em Vitória, a Operação Carnaval 2026 prevê atuação reforçada em todo o Espírito Santo durante o folia nacional, entre 13 e 18 de fevereiro. No total, 17.550 agentes de segurança estarão mobilizados no estado, incluindo 14.870 policiais militares, 1.156 policiais civis, 1.104 bombeiros militares, 1.190 guarda-vidas e 420 peritos.
O policiamento será intensificado em rodovias, balneários, blocos de rua e eventos carnavalescos, com fiscalizações de trânsito, ações educativas do Detran e apoio aéreo do Notaer, especialmente no litoral.
A proposta, segundo o planejamento, é garantir que o Carnaval de Vitória e as festas em todo o estado ocorram com mais segurança, prevenção e resposta rápida, acompanhando o crescimento do evento e a ampliação dos dias de desfile.
Em caso de ocorrências, os foliões podem acionar a polícia pelo Ciodes 190 e registrar boletins online. Informações sobre denúncias podem ser compartilhadas de forma sigilosa por meio do Disque-Denúncia 181, pelo site www.disquedenuncia.es.gov.br ou pelo WhatsApp, enviando mensagem para o número (27) 99253-8181.
Fonte: ES HOJE