banner viana
assembleia legislativa
prefeitura de vila velha

A disputa pelo tabuleiro de Viana

Viana tem cerca de 73 mil habitantes, segundo o último Censo, e um eleitorado estimado em 53 mil pessoas, conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES). Nesse ce

Por Redação em 04/02/2026 às 17:30:17
Helder Salomão (PT), deputado federal

Helder Salomão (PT), deputado federal

Viana tem cerca de 73 mil habitantes, segundo o último Censo, e um eleitorado estimado em 53 mil pessoas, conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES). Nesse cenário, desenha-se uma disputa clara pelo tabuleiro político do município entre o grupo do deputado federal Gilson Daniel (Podemos) e o da ex-prefeita Solange Lube (MDB). Ambos já foram prefeitos da cidade.

Farpas já foram trocadas, discursos autoelogiosos ganharam espaço e o clima eleitoral começa a se instalar antes do tempo regulamentar.

Considerando o tamanho do eleitorado e a depender das composições de chapa, Viana tem potencial para eleger um deputado estadual e ainda impulsionar um nome à Câmara Federal.

Gilson e Solange sabem disso. Por isso, buscam consolidar posições e, se possível, ampliar sua influência sobre esse público. Embora não seja uma cidade grande, Viana viveu nos últimos anos um ciclo de investimentos que a projetou como referência para municípios menores — sem entrar aqui no mérito de gestões específicas.

Esse movimento também ampliou o raio de ação de suas lideranças. Gilson, por exemplo, construiu um perfil municipalista desde sua passagem pelo governo do Estado e pela presidência da Amunes, o que lhe rendeu dividendos políticos importantes.

Assim, Viana se transforma em campo de batalha entre dois campos antagônicos. Para Gilson, o objetivo passa pela reeleição, pela tentativa de emplacar aliados na Assembleia Legislativa e pela construção, ao lado do prefeito Wanderson Bueno (Podemos), de um nome para a sucessão municipal em 2028. Não é pouco: seu grupo pode chegar a 16 anos consecutivos à frente da prefeitura.

Para Solange, prefeita entre 2002 a 2008, um bom desempenho neste pleito representa retorno ao jogo e fôlego para se apresentar como alternativa competitiva em 2028, com a missão de quebrar a hegemonia construída pelo adversário ao longo dos últimos anos.

O fato é que a eleição deste ano já começa a desenhar os próximos capítulos da política em Viana, cujo eleitorado, cada vez mais, entra no radar das principais articulações do Estado.

Governo estadual protocolou projeto de lei no qual pede autorização para contratar, com o BNDES, crédito de até R$ 1,4 bilhão no âmbito do programa de recuperação de infraestrutura rodoviária e de contenção de encostas. O foco, segundo o governo, será para obras de drenagem e encostas.

Outra matéria enviada concede isenção de pagamento no Diário Oficial a entidades sem fins lucrativos que necessitarem de publicação no periódico.

Por fim, o Poder Executivo ainda solicitou apreciação dos deputados estaduais de texto que possibilita a doação de imóvel para o município de São Mateus. Prédio será usado para fins culturais e turísticos.

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (PSDB), decretou luto de três dias pelo falecimento de Helvécio Quintão, fundador e pioneiro do polo de modas da Glória.

O coordenador da bancada federal capixaba e presidente da federação União Progressista, deputado federal Da Vitória (Progressistas), fez questão de posar para foto ao lado do colega Evair de Melo (Progressistas). Mensagem clara para repassar que estão juntos.

Há diversas especulações no mercado sobre possível saída de Evair da federação, num movimento cogitado para o Senado, no qual poderia ter abrigo no PL. Lembrando que, no partido do senador Magno Malta (PL), a prioridade seria para a filha dele, Maguinha (PL).

Estão agitados os bastidores das eleições para o cargo de procurador-geral de Justiça no Ministério Público Estadual. Francisco Berdeal, que busca a reeleição, e Danilo Raposo Lírio vêm participando de diversas reuniões com os colegas da instituição.

É ponto fraco de Danilo, segundo observadores, a menor capilaridade de relações com outros órgãos estaduais. Também é muito ponderado se o promotor conseguiu ter tantos apoios como assim divulgou. Francisco, porém, busca manter a hegemonia de um grupo que há muito está no poder.

Fale com a coluna

Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.

Pessoa conhecida do meio político, muito criticada recentemente por deputados, cumprimentou e conversou com eles como se nada tivesse acontecido.

Tá na rede

“Nossa gente merece um Estado que enfrente essas desigualdades com coragem, planejamento e compromisso”

Fonte: ES HOJE

Comunicar erro
728x90-2

Comentários

728x90-3