CMV
Pelo menos 13 nomes da Câmara da Capital estão cotados para o pleito deste ano
Com maiores ou menores chances de ganhar, pelo menos 13 dos 21 vereadores de Vitória têm sido cotados para reforçar chapas nas eleições deste ano. A maioria deles tem por objetivo uma cadeira na Assembleia Legislativa, mas há também quem almeje voos maiores.
Um dos principais nomes colocados para deputada estadual é o de Karla Coser (PT). Vereadora campeã de votos em 2024, ela deverá herdar o capital político do pai, João Coser (PT), que foi o terceiro deputado estadual mais votado em 2022 e se coloca como pré-candidato a deputado federal desta vez. Karla participou de duas eleições até agora, ambas como candidata a vereadora, e ainda não perdeu nenhuma.
Outro vereador petista de Vitória que deverá estar na chapa de candidatos a deputado estadual é Professor Jocelino, que tem trajetória em campanhas eleitorais semelhante à de Karla Coser. A diferença é que, apesar de ter sido bem votado para vereador de Vitória em 2020, sua primeira experiência, teve que se contentar com a suplência. Em 2024, foi o sexto vereador mais votado da Capital.
No caso do Partido dos Trabalhadores (PT), a bancada estadual será totalmente alterada, tendo em vista que, além de João Coser, Iriny Lopes também vai tentar vaga na Câmara dos Deputados, o que abre espaço para outros petistas do Estado na Assembleia.
Ainda entre os representantes da esquerda, a vereador Ana Paula Rocha (Psol), que está no primeiro mandato na Câmara Municipal, tem sido apontada como pré-candidata a deputada federal. Isso porque a prioridade de seu partido é reeleger a deputada estadual Camila Valadão, ex-vereadora de Vitória, e que foi a mais votada na Capital para cadeiras na Assembleia em 2022. Naquele pleito, Ana Paula também tentou vaga na Câmara dos Deputados e recebeu 9,1 mil votos.
No espectro político oposto, Davi Esmael (Republicanos) também é um pré-candidato a deputado estadual com capital político. Está no quarto mandato de vereador, para o qual se reelegeu em 2024 com 5,2 mil votos, a terceira maior votação. Em 2022, apesar de não se eleger, recebeu expressivos 17,1 mil votos na disputa à Assembleia. Em Vitória, foi quinto mais bem votado.
Todos os outros três vereadores do Republicanos em Vitória são cotados como pré-candidatos. O atual presidente da Câmara de Vereadores, Anderson Goggi, acabou de chegar ao partido, oriundo do Progressistas. Em seu segundo mandato parlamentar, ele também se candidatou a deputado estadual em 2022, tendo obtido 6,8 mil votos, e quase a metade dessa votação partiu de Vitória.
Aylton Dadalto, por sua vez, está no primeiro mandato como vereador, tendo sido o segundo mais votado em 2024 (5,2 mil votos), logo em sua primeira campanha eleitoral. Em contraposição, Luiz Emanuel é veterano de eleições e está no terceiro mandato de vereador. Em 2022, recebeu 5,4 mil votos para deputado estadual, na época ainda filiado ao Cidadania. De todos do Republicanos, é o único que está mais propenso a uma candidatura à Câmara dos Deputados.
O Partido Liberal (PL) também deverá incluir seus dois vereadores em Vitória nas chapas eletorais. Armandinho Fontoura, após o período preso e afastado da Câmara, retornou ao cargo de vereador em 2025 e está mais ativo do que nunca, sendo cotado para a disputa por vaga no legislativo estadual.
Já Dárcio Bracarense está no primeiro mandato como vereador, tendo sido eleito com 4,1 mil votos, a quarta maior colocação. Ele foi candidato a deputado federal em 2022, e alcançou consideráreis 16,3 mil votos. Se a escolha for por candidatura a deputado estadual, vale destacar que um dos atuais representantes do PL na Assembleia, Lucas Polese, vai tentar candidatura de deputado federal, abrindo espaço para outros nomes do partido no parlamento capixaba.
De todos os vereadores, quem tem se articulado para o cargo mais alto é Leonardo Monjardim, pré-candidato a senador, a partir de uma estratégia do partido Novo de ampliar a visibilidade no Estado. Monjardim assumiu mandato como suplente em 2023 e conseguiu se eleger no ano seguinte, desempenhando o papel de líder de governo do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) na Câmara.
O veterano Aloísio Varejão (PSB), que está no quinto mandato de vereador, também é pré-candidato a deputado estadual. Em 2022, teve 5,7 mil votos para o mesmo cargo. André Brandino (Podemos), que está no segundo mandato, e Camillo Neves (PP), iniciando sua trajetória na Câmara, também são cotados para as disputas das eleições de 2026, o que representaria uma estreia para ambas em campanhas fora do âmbito municipal.
O post Vereadores de Vitória se preparam para reforçar chapas nas eleições apareceu primeiro em Século Diário.
Fonte: Século Diário