Vendedora denunciou importunação sexual em ônibus do Transcol. Foto: Reprodução/TV Vitória
Uma vendedora de 56 anos denunciou ter sido vítima de importunação sexual dentro de um ônibus da linha 606 do Sistema Transcol, em Vila Velha. Ela contou à TV Vitória que percebeu o comportamento estranho de um passageiro idoso que a observava de forma insistente durante o trajeto.
Desconfiada, a mulher decidiu gravar discretamente a situação com o celular. Segundo ela, como estava ouvindo música, conseguiu posicionar o aparelho sem que o homem percebesse.
Pouco depois, ao olhar de lado, viu o momento em que o suspeito levou a mão para dentro da bermuda. Assustada, ela começou a gritar e chamou a atenção de outros passageiros.
O cara estava olhando muito para mim. Aí eu pensei: Tem algo de errado. Comecei a gravar. Peguei o celular sem ele notar; como eu estava ouvindo música, eu não queria que ele percebesse. Mexi no celular, coloquei em direção a ele e fui levantando o celular aos poucos até pegá-lo todo. Abaixei o celular normalmente e fiquei. Aí, quando olho, assim, mais ou menos de lado, vejo que ele levou a mão dentro da bermuda para tirar, eu já comecei a gritar.
Mulher de 56 anos, vítima de importunação sexual
Ainda de acordo com a vítima, algumas pessoas chegaram a sugerir que o motorista abrisse a porta do ônibus para agredir o homem, mas ela pediu que ninguém fizesse justiça com as próprias mãos. Abalada, a mulher chorou e afirmou nunca ter passado por uma situação semelhante. O crime aconteceu na quarta-feira (4).
“Eu estou com 56 anos. É a primeira vez que isso acontece comigo. Eu tenho filhas, eu tenho neta. O que ele não poderá fazer com uma pessoa mais jovem, uma criança? Eu estou traumatizada”, desabafou.
O episódio deixou marcas emocionais. A vítima contou que, no dia seguinte, evitou usar o transporte coletivo, optando por se deslocar por veículo de aplicativo. Ela teme reencontrar o suspeito e diz que, caso isso aconteça, pretende acionar imediatamente a polícia.
“Acho que não consigo entrar num ônibus, porque se eu ver ele de novo, eu acho que sou capaz de mandar o motorista parar e chamar a polícia”, contou a vítima.
A mulher afirmou esperar que as autoridades consigam identificar e localizar o homem. “Que a justiça seja feita. Espero que a polícia o encontre e que ele nunca mais faça isso com ninguém”, declarou, reforçando a confiança tanto na justiça dos homens quanto na justiça divina.
Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) informou que repudia qualquer ato de importunação sexual dentro dos coletivos.
“Naquilo que cabe às empresas operadoras do Sistema Transcol, todos os motoristas são orientados a auxiliar a vítima e chamar a polícia nesses casos. Além disso, os passageiros podem e devem fazer denúncias pelo 181”, diz o texto.
A Polícia Civil informou que a vítima compareceu à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Vila Velha, onde registrou boletim de ocorrência. Os fatos serão apurados por meio de inquérito policial. O suspeito não foi preso.
*Com informações do repórter Rodrigo Schereder, da TV Vitória/Record.
Fonte: Folha Vitória