Reprodução/PCES
Um cachorro foi resgatado em situação de maus-tratos na manhã desta sexta-feira (6) no bairro Santo André, região da Grande São Pedro, em Vitória. O Animal estava sem comida e desnutrido, de acordo com a Polícia Civil.
O resgate foi uma ação conjunta do do Núcleo de Proteção Animal da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA) com a Gerência de Bem-Estar Animal e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória.
De acordo com o responsável pelo Núcleo de Proteção Animal da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA), delegado Leandro Piquet, a operação aconteceu por conta de uma denúncia enviada à delegacia.
Os policiais, acompanhados de veterinários da Prefeitura e da Guarda Municipal foram à casa onde o cachorro estava e precisaram arrombar a porta para entrar, já que o suspeito não atendeu aos chamados da polícia.
No local, as equipes encontraram o cão em situação insalubre. Muitos pelos espalhados pela casa, além de acúmulo de fezes, dejetos, e ausência de higienização adequada e de comida para o animal.
De acordo com os veterinários, o cão apresentava condição corporal extremamente baixa, indicando déficit nutricional crônico, e não havia indícios de que havia sequer água para que o animal bebesse. Isso colaborava para um quadro de sofrimento físico e psicológico.
“O suspeito encontrava-se no interior da residência, não abriu a porta, mas obedeceu às ordens policiais, não sendo necessário o uso de força ou de algemas. O autor foi encaminhado à Delegacia Regional de Vitória para a adoção das providências policiais cabíveis”, explicou Piquet.
O tutor de 23 anos responderá pelo crime de maus-tratos e o cachorro foi submetido a atendimento veterinário emergencial pela equipe da Prefeitura de Vitória.
Fonte: Folha Vitória