Cerca de cinco horas antes de ser morta a tiros pelo ex-namorado, o policial rodoviário federal Diego Oliveira de Souza, a comandante da Guarda Municipal de Vitória, Dayse Barbosa, publicou em suas redes sociais dois vídeos sobre as conquistas e a força das mulheres.
Por volta das 20h deste domingo (22), Dayse repostou um vídeo da atriz e comediante Mônica Martelli, que destaca a autonomia e o poder de escolha da mulher.
O conteúdo destaca que as mulheres ainda lutam por igualdade salarial e que muitas pessoas não acreditam na capacidade feminina de cuidar do próprio dinheiro.
Ainda estamos lutando por igualdade salarial. Mulher acha que não entende de dinheiro e põe o dinheiro na mão do homem para ele administrar. Para esse mundo que se construiu, a gente precisa de dinheiro. Para as mulheres, dinheiro traz poder de escolha. Quando você tem dependência financeira, você é dona da sua vida. Se você está em um casamento ruim e tem dinheiro, você pega sua mala e vai embora.”
Mônica Martelli, em vídeo
Um outro vídeo compartilhado por Dayse, trazia pensamentos de valorização pessoal. Nele, uma mulher relata sobre a força da mulher, mesmo quando ela em situações difíceis.
“Eu ouvi uma frase hoje que bateu diferente. Ela dizia: as vezes nada de extraordinário acontece com você porque você é o extraordinário que acontece na vida dos outros. Eu sei que você está dando o seu máximo, segurando as pontas para todo mundo, sendo forte, e eu sei que parece que nada volta, que ninguém percebe o quanto você se doa, mas você é a própria bênção. O jeito que você ama, o jeito que você protege,o jeito que você transborda na vida dos outros, mesmo quando você está exausta. É a sua força que mantém os outros de pé”, diz o vídeo.
Veja o vídeo:
Dayse Barbosa foi morta na madrugada desta segunda-feira (23), no bairro Caratoíra, em Vitória. Após atirar contra ela, Diego Oliveira de Souza tirou sua própria vida. O policial, segundo testemunhas, chegou ao local de carro e levou uma escada, que foi utilizada para acessar a sacada da casa.
O policial efetuou disparos contra o rosto da comandante. Em seguida, foi até outro cômodo da residência, onde atirou contra a própria cabeça.
A Polícia Civil informou que o ex-namoradonão aceitava o fim do relacionamento e teria agido de forma premeditada, por ter levado uma escada e ferramentas para arrombar a porta.
Combate à violência contra a mulher
A comandante construiu uma trajetória marcada pela liderança, pioneirismo e atuação firme no combate à violência contra a mulher.
Dayse era aprimeira mulher a ocupar o cargo de comandante da Guarda Municipal de Vitória, sendo reconhecida pela atuação firme na defesa dos direitos das mulheres e na promoção da segurança pública.
Folha Vitória