A Polícia Militar do Espírito Santo recebeu, nesta segunda-feira (16), um novo conjunto de equipamentos para reforçar suas operações. Ao todo, foram entregues 1.039 fuzis israelenses calibre 7,62, modelo Arad 7, fabricados pela IWI, durante cerimônia no Quartel do Comando-Geral, em Maruípe, Vitória.
O pacote inclui também viaturas semiblindadas. Segundo a corporação, o investimento total ultrapassa R$ 21,5 milhões, sendo R$ 5,4 milhões provenientes de emenda parlamentar.
Entre os armamentos entregues, 170 fuzis estão configurados com luneta para atuação de atiradores, com alcance prático entre 300 e 1.000 metros. Outros 869 fuzis foram adquiridos no modelo voltado ao patrulhamento, com alcance de até 500 metros.
As novas viaturas são 39 Renault Duster 1.3 TCe, equipadas com motor turbo de até 163 cavalos, câmbio automático e chave de presença. Elas serão utilizadas no policiamento ostensivo em diversas regiões do Estado, beneficiando unidades localizadas em municípios como Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica, Guarapari, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Santa Teresa, Marataízes, Mimoso do Sul, entre outros.
De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), as 39 unidades entregues fazem parte de um total de 151 veículos que serão repassados gradualmente até a metade deste ano.
O comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, destacou que os novos equipamentos fortalecem a capacidade operacional da corporação. “A entrega desses fuzis e das novas viaturas representa mais um reforço significativo para o policiamento ostensivo e para a proteção da sociedade capixaba”, afirmou.
O secretário de Estado da Segurança, Leonardo Damasceno, reforçou a importância do investimento. “Mais um investimento robusto do programa Estado Presente, atualizando os armamentos das nossas forças de segurança e ampliando a proteção dos policiais, que são a linha de frente no combate ao crime no Espírito Santo”, disse.
Portal Expresso Capixaba