Flamengo conquistou o título da Libertadores de 2025 (Foto: Adriano Fontes/Flamengo)
O Flamengo inicia a corrida para conquistar mais um título, nesta quinta-feira (19), quando enfrenta o Lanús-ARG, às 21h30, no estádio La Fortaleza, em Buenos Aires, pelo jogo de ida da Recopa Sul-Americana.
O jogo de volta acontece no dia 26, às 21h30, no Maracanã, no Rio.
O confronto coloca frente a frente o atual campeão da Libertadores (Flamengo) e o campeão da Copa Sul-Americana (Lanús).
Flamengo tem apenas um título da Recopa
Tetracampeão da Libertadores, o Flamengo tem apenas um título da Recopa Sul-Americana, conquistado em 2020, em cima do Independiente Del Valle-EQU. Em 2023, foi novamente finalista, mas perdeu a taça para o mesmo Del Valle-EQU.
Quando entramos no CT do Flamengo, a parede tem os troféus. A Recopa está lá. Temos uma conquista e queremos colocar mais uma lá. É um título muito difícil. O Flamengo, em 130 anos de história, só tem uma Recopa. Vamos para conquistar esse título com todas as nossas forças”
Filipe Luís, técnico do Flamengo
Sequência de vitórias após susto no Carioca
Depois de um início de temporada ruim, que culminou com a perda do título da Supercopa do Brasil para o Corinthians e da ameaça de disputar o quadrangular do rebaixamento no Campeonato Carioca, o Flamengo vem de uma série de três vitórias. A última por 2 a 1 sobre o Botafogo, resultado que garantiu a classificação à semifinal do Campeonato Carioca.
O técnico Filipe Luís vai mandar a campo um time confiante e mais bem preparado fisicamente. O lateral-direito Varela, recuperado de lesão no tornozelo direito, está de volta a lista de relacionados após ser desfalque nas últimas três partidas.
Também voltam alguns jogadores que começaram no banco contra o Botafogo: o goleiro Rossi, os zagueiros Léo Pereira e Léo Ortiz, o lateral-esquerdo Alex Sandro, o volante Evertton Araújo, o meia Arrascaeta e o centroavante Pedro.
O atacante Gonzalo Plata cumpre suspensão referente ao jogo contra o Racing, na semifinal da Libertadores do ano passado. Os volantes Jorginho, com uma lesão na coxa esquerda, e Saúl Ñiguez, que se recupera de uma cirurgia no calcanhar esquerdo, também são desfalques.
Lanús não vence há três partidas
O Lanús vem de três partidas sem vitória, sendo dois empates e uma derrota. A equipe treinada por Maurício Pellegrino conta com três nomes conhecidos no futebol brasileiro: o meia Marcelino Moreno, ex-Coritiba, e os atacantes Walter Bou e Lucas Besozzi, que tiveram passagens apagadas por Vitória e Grêmio, respectivamente.
“Conheço bem o Flamengo, joguei várias vezes contra eles. É uma das melhores equipes da América. Vamos precisar lutar muito, mas eles precisam ter cuidado com muitos dos nossos jogadores. Temos uma grande equipe, com nomes de peso. Vai ser um grande jogo”, acredita o meia Moreno.
LANÚS – Losada; Guidara, Ronaldo de Jesús, Izquierdoz e Marcich; Agustín Cardozo, Matías Sepulveda e Marcelino Moreno; Eduardo Salvio, Walter Bou e Ramiro Carrera. Técnico: Maurício Pellegrino.
FLAMENGO – Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar, Evertton Araújo, Lucas Paquetá e Arrascaeta; Pedro e Everton Cebolinha. Técnico: Filipe Luís.
ÁRBITRO – Alexis Herrera (VEN).
HORÁRIO – 21h30.
LOCAL – Estádio La Fortaleza, em Lanús (ARG)
ONDE ASSISTIR: ESPN (TV fechada) e Disney+ (streaming)
Fonte: Folha Vitória