Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Polícia

Correria e bomba de efeito moral: bloco em Vila Velha termina em prisão de organizador

Guarda Municipal usou spray de pimenta, bomba de efeito moral e bala de borracha para dispersar foliões


Foto: Reprodução/TV Vitória

A passagem do bloco Unidos da Toca terminou em confusão na tarde deste domingo (15), em Vila Velha, após um desentendimento entre foliões e agentes da Guarda Municipal sobre o trajeto autorizado do desfile. A ocorrência teve correria, uso de balas de borracha, spray de pimenta e bomba de efeito moral, além da detenção de um dos organizadores do evento.

Segundo a Guarda Municipal, o percurso autorizado previa saída da Rua Doutor Jair de Andrade, passando pela Avenida Fortaleza, Rua Belém e Rua Biribazeiro, com encerramento novamente no ponto inicial.

Ao fim do trajeto, os organizadores solicitaram autorização para estender o desfile pela Avenida Professora Francelina Carneiro Setúbal, o que foi negado pelos agentes devido ao intenso fluxo de veículos na via, considerada uma das principais ligações com a Terceira Ponte.

Guarda aponta incitação e descumprimento de acordo

De acordo com a corporação, após a negativa, o organizador subiu ao trio elétrico e informou aos foliões que a Guarda estaria impedindo a continuidade do percurso, incentivando o grupo a seguir pela avenida principal.

A equipe afirma ter realizado diversas tentativas de diálogo, sem sucesso. Conforme a nota, o organizador teria hostilizado os agentes e incitado os participantes contra a equipe, afirmando que o bloco não seria encerrado.

A Guarda informou ainda que o dirigente havia assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto à Prefeitura de Vila Velha, comprometendo-se a cumprir o trajeto estabelecido pela Comissão Municipal de Eventos.

Foliões foram dispersados após arremesso de objetos

Segundo a corporação, enquanto banda e foliões seguiram a pé pela via indicada, o trio elétrico circulou por ruas internas de Itapuã e posteriormente retomou o som na lateral da Avenida Professora Francelina Carneiro Setúbal, fora do percurso permitido.

Com a situação, equipes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) foram acionadas para apoio. Ainda conforme a Guarda, foliões passaram a arremessar garrafas e pedras contra os agentes.

Em nota, a Guarda Municipal informou que diante da situação, foi aplicado o uso progressivo da força com armamentos de menor potencial ofensivo para dispersar a multidão e restabelecer a ordem.

O organizador do bloco foi detido e encaminhado à Delegacia Regional de Vila Velha. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre outros detidos ou feridos.

*Com informações da repórter Jaqueline Vianna, da TV Vitória/Record.

Folha Vitória

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!