Uma mulher trans morreu após ser baleada por um agente da Guarda Municipal de Vitória na noite deste sábado (15), durante o Carnaval, na Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória. O caso foi registrado por volta das 22h56, enquanto equipes realizavam ponto base na região.
Segundo apuração da TV Vitória, dois agentes foram abordados por duas mulheres que relataram estar sendo ameaçadas. Os guardas acompanharam as vítimas até o local indicado e, conforme o registro da ocorrência, foram surpreendidos por três pessoas armadas com facas.
Ainda de acordo com o relato policial, uma das suspeitas teria avançado contra as vítimas, desferindo golpes e fazendo ameaças. Uma das mulheres foi atingida duas vezes no braço esquerdo. O agente afirmou que ordenou que a agressora largasse a arma, mas a determinação não teria sido obedecida.
Diante da situação, o guarda efetuou um disparo, que atingiu a mulher no tórax. Segundo a corporação, mesmo após ser baleada, ela ainda teria corrido com a faca na mão.
Uma ambulância que estava de prontidão no evento prestou socorro e encaminhou a vítima ao Hospital Estadual de Urgência e Emergência, mas ela não resistiu aos ferimentos.
Outra mulher também foi alvo de tentativa de agressão
Durante a confusão, outra mulher também teria sido alvo de uma tentativa de agressão com faca, mas não ficou ferida. Dois suspeitos, sendo um homem e outra pessoa apontada pela polícia como participante indireta da ocorrência, foram detidos e encaminhados à 1ª Delegacia Regional de Vitória.
A Polícia Civil informou que o caso segue em andamento no plantão vigente da Delegacia Regional de Vitória.
A reportagem procurou a Guarda Municipal de Vitória para obter mais informações sobre a dinâmica da ocorrência, o estado de saúde dos envolvidos e as circunstâncias do disparo. Até o momento, não houve retorno.
Folha Vitória