banner viana
assembleia legislativa
prefeitura de vila velha

MPES faz operação contra fraude em indenizações de atingidos por barragem

Quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Baixo Guandu (ES) e Aimorés (MG); entenda a investigação

Por Redação em 12/02/2026 às 23:00:30
Foto: Divulgação/MPES

Foto: Divulgação/MPES

Uma nova fase da Operação Abutres cumpriu nesta quinta-feira (12) quatro mandados em dois municípios na divisa entre o Espírito Santo e Minas Gerais. A ação investiga suspeitos de fraudar pedidos de indenização pelo rompimento da barragem da mineradora Samarco, na cidade mineira de Mariana, em 2015.

A quarta fase da operação cumpriu mandados de busca e apreensão em Baixo Guandu, no lado capixaba, e Aimorés, no lado mineiro da divisa, dois municípios à beira do Rio Doce.

A operação é realizada pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES), com apoio do Ministério Público de Minas Gerais (MPES).

Assim como nas etapas anteriores, as autoridades investigam possíveis fraudes em solicitações de indenização encaminhadas à Fundação Renova, por meio do Sistema Indenizatório Simplificado (Novel), criado para compensar as pessoas atingidas pelo rompimento da barragem.

Nesta fase, não houve decretação de prisões. Os agentes apreenderam documentos, equipamento eletrônicos e outros materiais que possam contribuir com o avanço das apurações. A investigação tramita sob sigilo.

Nas fases anteriores, a Operação Abutres cumpriu 12 mandados de busca e apreensão em Baixo Guandu e Aimorés no ano passado e seis mandados em Linhares em setembro de 2023.

O MPES realiza a operação por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Norte), com o apoio da Assessoria Militar do MPES e do Gaeco do MPMG.

Fonte: Folha Vitória

Comunicar erro
728x90-2

Comentários

728x90-3