banner viana
assembleia legislativa
prefeitura de vila velha

Universitário é preso com 7 mil fotos e vídeos de abuso sexual infantil em Vila Velha

No celular do estudante havia 54 GB de arquivos que serão analisados pela polícia. Investigação começou após alerta da Polícia Federal

Por Redação em 12/02/2026 às 19:30:15
Foto: Polícia Civil/Divulgação

Foto: Polícia Civil/Divulgação

Um universitário de 21 anos foi preso em flagrante sob suspeita de armazenar aproximadamente 6 mil fotos e mil vídeos de abuso e exploração sexual infantil. A prisão aconteceu no bairro Santa Rita, em Vila Velha, na terça-feira (9).

O chefe da Divisão Patrimonial e titular da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), delegado Brenno Andrade, destacou que a investigação começou em janeiro, quando a Polícia Civil recebeu um relatório da Polícia Federal por meio do sistema Rapina.

O alerta partiu de uma empresa do exterior, sendo centralizado pela Polícia Federal, que mantém acordo de cooperação técnica com o Espírito Santo.

Recebemos um relatório do sistema Rapina, da Polícia Federal, dando conta de que um pedófilo estaria agindo em Vila Velha, fazendo armazenamento e possível compartilhamento de fotos e vídeos de abuso e exploração sexual infantil.”

Brenno Andrade, da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos

O delegado destacou que as informações foram inicialmente concentradas por meio da Polícia Federal, e depois redistribuídas aos estados que possuem acordo de cooperação.

Suspeito alega que não “se interessa por material infantil”

À polícia, o universitário alegou que tem interesse apenas em “conteúdo adulto” e que não compactua com material envolvendo crianças.

Ele justificou que teria feito download em “bloco de arquivos compartilhados” e o material ilícito estaria misturado a conteúdos adultos.

Segundoo suspeito, em um desses links que eram postados em um grupo, ele fez o download em bloco e, dentro desses conteúdosde material adulto, havia vários conteúdos também de abuso de exploração sexual infantil. Ele disse que é contrário a esse tipo de utilização desse material.”

Delegado Brenno Andrade

Estudante foi preso em flagrante pelo crime

Diante das informações, a polícia representou pelo cumprimento de ordem judicial de prisão. Durante a ação, os policiais localizaram o universitário e apreenderam o aparelho celular dele. Conforme o delegado, já na análise preliminar foram encontrados diversos arquivos ilícitos.

Nos dispositivos dele constavam fotos e vídeos de abuso e exploração sexual infantil. Além da prisão preventiva, ele também foi autuado em flagrante pelo crime do artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente, que trata do armazenamento desse tipo de conteúdo.”

A Polícia Científica auxiliou na elaboração de um laudo pericial preliminar, que confirmou a presença de material de abuso sexual no aparelho.

Celular tem 54 GB de dados

“Foram encontrados cerca de 6 mil fotos e mil vídeos no telefone. Ainda será feito um laudo completo porque o aparelho tinha 54 GB de dados. Essa análise detalhada demanda tempo”, finalizou o delegado.

Durante a condução para a delegacia, o estudante universitário demonstrou “abalo emocional” e, segundo o delegado, chegou a mencionar a possibilidade de atentar contra a própria vida. Ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.

A Polícia Civil segue com a análise detalhada do material apreendido para identificar a origem dos arquivos e apurar se houve compartilhamento do conteúdo.

A reportagem procurou a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde o suspeito estuda, e a instituição disse apenas que “não recebeu nenhuma notificação do caso”.

Fonte: Folha Vitória

Comunicar erro
728x90-2

Comentários

728x90-3