Um idoso de 74 anos foi preso suspeito de matar por envenenamento três cachorros e dois gatos em um bairro de Cariacica Sede.
Imagens de câmeras de segurança, registradas por volta das 19h15 desta segunda-feira (9), mostram o momento em que alguns cães circulam pela rua, enquanto outros permanecem deitados na calçada.
Em seguida, o idoso sai de casa, caminha até o canto de uma parede, se abaixa, deixa algo no chão e volta para a residência.
Cerca de oito minutos depois, o homem volta a aparecer, desta vez sentado na varanda. Em determinado momento, ele se levanta, lança algo na rua e observa a movimentação. Pouco depois, os cães que estavam na via se aproximam e comem o que estava no chão.
Animais começaram a passar mal na rua
Segundo moradores do bairro, aproximadamente 30 minutos depois os animais começaram a passar mal, apresentando sintomas compatíveis com envenenamento.
A moradora Amanda Lobato contou que percebeu que algo estava errado quando os animais começaram a apresentar sinais de intoxicação. Ela descreveu o envenenamento de seu cachorro, chamado Mandrake.
Os meus filhos falaram que Mandrake estava do outro lado da cerca e estava meio trêmulo. Como outros animais tiveram os mesmos sintomas, como a ficar bambos e trêmulos, percebi que ele também havia envenenado o Mandrake.”
Amanda também descreve que as imagens do vídeo de segurança fizeram com que ela desconfiasse ainda mais do vizinho.
“No meio das imagens vimos o vizinho. No horário que percebi que meu cachorro havia sido envenenado a câmera mostra ele descendo com o copo e subindo em casa”, relatou.
Moradores narram que caso não é isolado
De acordo com relatos de moradores, a morte de Mandrake não foi um caso isolado. Vizinhos afirmam que episódios semelhantes já teriam ocorrido na mesma rua.
Em março de 2025, um cachorro morreu com suspeita de envenenamento e outro caso foi registrado em dezembro. Nesta semana, a situação voltou a se repetir, com o caso de Mandrake.
A técnica de enfermagem Bruna Lobato, também tutora de um animal, denunciou que o idoso já teria feito ameaças anteriormente.
Ele já vinha ameaçando a gente, falava que iria matar os cachorros, que não queria que fizessem xixi e coco, sendo que a maioria das vezes era na porta da nossa casa e limpávamos. Ele já tinha perseguição até mesmo com som.”
Bruna Lobato, técnica de enfermagem
Até o momento, três cães e dois gatos morreram. Outros dois cães seguem vivos, mas ainda apresentam sintomas de envenenamento.
Segundo os moradores, os animais não moravam na rua, eles tinham tutores e costumavam sair apenas para fazer as necessidades, retornando em seguida. Nesse intervalo, teriam sido envenenados.
Abalada, Bruna contou que um dos cachorros vivia com a família havia cerca de dez anos. “É como perder um filho. A dor é muito grande, eu ainda não estou 100% recuperada e agora (segunda-feira) aconteceu novamente. Meu psicológico está completamente abalado”.
A Polícia Civil informou que o idoso foi autuado em flagrante por maus-tratos a animais, com agravante pelo resultado morte. Após os procedimentos de praxe, ele foi encaminhado ao Centro de Triagem de Viana (CTV).
*Com informações da repórter Thainara Ferreira da TV Vitória/ Record
Folha Vitória