banner viana
assembleia legislativa
prefeitura de vila velha

“Vivia recluso e isolado”: família de Dantinho Michelini divulga nota após assassinato em sítio

Nota, transmitida por advogado, diz que a família vai aguardar a polícia, mas adianta que não tem informações sobre ameaças e também cita o caso Araceli

Por Redação em 05/02/2026 às 14:14:25
Dante Brito Michelini, o Dantinho, envolvido na morte de Araceli. Foto: Arquivo

Dante Brito Michelini, o Dantinho, envolvido na morte de Araceli. Foto: Arquivo

A família deDante Brito Michelini, o Dantinho, 75 anos, não quis dar entrevista sobre o corpo carbonizado encontrado no sítio dele, em Meaípe, Guarapari, mas autorizou um advogado a emitir uma nota sobre o caso. A principal suspeita é a de que o corpo seja de Dantinho.

A nota, transmitida por Adir Rodrigues Silva Junior, advogado de um dos irmãos Michelini, afirma que Dantinho vivia isolado desde a morte do pai, Dante de Barros Michelini.

Os dois, com Paulo Constanteen Helal, foram investigados e julgados pelo assassinato da menina Araceli Cabrera Sanchez, de 8 anos, em 1973. Eles chegaram a ser condenados, mas foram inocentados anos depois.

Na nota, o advogado informou que tudo indica se tratar mesmo de Dantinho, mas que a família vai esperar a conclusão da perícia. Muito por conta do avançado estado de decomposição do corpo.

“Ao que tudo indica seria dele, mas não temos a confirmação, então não podemos afirmar nada. Dantinho vivia há muitos anos recluso e isolado no sítio, desde a morte do pai. Vamos agora acompanhar as investigações para saber o que pode ter motivado um crime como esse”, afirmou.

VEJA NOTA COMPLETA ENVIADA PELO ADVOGADO:

O advogado que representa um dos irmãos de Dante Brito Michelini, Adir Rodrigues Silva Junior, afirmou que a família vai aguardar o andamento dos trabalhos da perícia para confirmar se o corpo é mesmo de Dantinho. Ao que tudo indica seria dele, mas não temos a confirmação, então não podemos afirmar nada. Dantinho vivia há muitos anos recluso e isolado no sítio, desde a morte do pai (Dante Barros Michelini). Vamos agora acompanhar as investigações para saber o que pode ter motivado um crime como esse. Segundo Adir Junior, um irmão mantinha contato com Dantinho por telefone, mas não tinha qualquer informação de que ele pudesse estar sendo ameaçado.

“Nenhuma informação sobre ameaças”

Em entrevista por telefone com o Folha Vitória, o advogado relatou não acreditar que o assassinato tenha sido motivado pelo caso Araceli, dado o tempo em que o episódio aconteceu, mais de 50 anos.

Ainda segundo Adir Rodrigues, o irmão Michelini que ele representa relatou não ter conhecimento de que Dantinho tinha desavenças ou era ameaçado por alguém na região em que o corpo foi encontrado.

“O motivo de ter acontecido um massacre como esse, não acredito que seja sobre o caso Araceli, acredito que seja por algum outro motivo. Mas em momento algum já podemos afirmar que é o corpo do Dantinho. Segundo meu cliente, ele não tinha nenhuma desavença. A família não tem nenhuma informação sobre ameaças”, disse.

Familiares de Dantinho estiveram no Instituto Médico Legal (IML), em Vitória, para fazer reconhecimento do corpo. Devido ao estado de decomposição, precisarão aguardar a conclusão dos exames da perícia.

Corpo decapitado em Guarapari

Ocorpo em Guarapari foi encontrado sem cabeça e incendiadoe em meio a escombros de uma casa incendiada dentro do Sítio Pequeira. Dantinho, segundo informações recebidas pela Polícia Militar, mora sozinho no sítio.

O assassinato foi descoberto na tarde desta terça-feira (3), após uma mulher de 40 anos procurar a Polícia Militar por ter encontrado a casa do sítio destruída, com janelas e portas quebradas.

Dentro da casa, os policiais localizaram o corpo em estado avançado de decomposição, deitado com a barriga para baixo.

A mulher se apresentou como funcionária do sítio e disse que não tinha contato com Dantinho desde o dia 7 de janeiro. Ela teria ido ao local por se preocupar com o paradeiro do homem e procurou a polícia após encontrar a casa danificada.

Fonte: Folha Vitória

Comunicar erro
728x90-2

Comentários

728x90-3