anucie aqui * 728x90-1
Banner Prefeitura Vila Velha INTERNET
Banner Prefeitura de Cariacica
Prefeitura de Cariacica -  B OBRAS PELA CIDADE

Pazolini quer nomes da iniciativa privada na equipe do governo do Estado

Sinal foi dado nesta sexta-feira (6), durante o Meeting de Líderes Industriais 2026, promovido pela Findes e pelo Cindes, em Pedra Azul

Por Redação em 06/11/2026 às 21:00:12
Lorenzo Pazolini disse que quer ouvir entidades empresariais para definir linhas de ação para a economia do ES. Crédito: Divulgação/Findes

Lorenzo Pazolini disse que quer ouvir entidades empresariais para definir linhas de ação para a economia do ES. Crédito: Divulgação/Findes

O governador eleito do Espírito Santo, Lorenzo Pazolini, quer levar profissionais da iniciativa privada para dentro da administração estadual e contar com a participação direta do setor produtivo na construção de seu governo. O sinal foi dado nesta sexta-feira (6), durante o Meeting de Líderes Industriais 2026, promovido pela Findes e pelo Cindes, em Pedra Azul.

Em uma de suas primeiras agendas públicas após a eleição, Pazolini deixou claro que pretende abrir as portas do Palácio Anchieta aos empresários e buscar no mercado talentos capazes de contribuir com a gestão pública.

O discurso representa uma aproximação com o setor empresarial em um momento importante: a formação da equipe que assumirá o comando do Estado em janeiro. Pazolini afirmou que a disputa eleitoral ficou para trás e que agora o foco será a administração, com decisões baseadas em dados, eficiência e resultados.

Para isso, pretende aproveitar a experiência adquirida nos dois mandatos à frente da Prefeitura de Vitória, especialmente nas áreas de inovação, educação e competitividade. A intenção é levar esse modelo de gestão para os 78 municípios capixabas.

Empresários mais próximos das decisões

O movimento também sinaliza uma oportunidade para as entidades empresariais ampliarem sua participação nas discussões sobre os rumos da economia capixaba. Ao reconhecer o trabalho da Findes, da CDL, da Fecomércio e do ecossistema de inovação, Pazolini indicou que pretende aproveitar o conhecimento dessas instituições na elaboração de soluções para o Estado.

A proposta vai além do diálogo institucional. A possibilidade de profissionais do mercado ocuparem funções estratégicas no governo pode aproximar as decisões administrativas da realidade de quem investe, produz e gera empregos. Nesse sentido, o desafio será transformar essa aproximação em políticas públicas que atendam a toda a sociedade, com transparência e critérios técnicos.

Atração de empresas e equilíbrio das contas

Recebido pelo presidente da Findes, Paulo Baraona, Pazolini reafirmou compromissos com o equilíbrio das contas públicas, a atração de investimentos, a geração de empregos e a melhoria do ambiente de negócios. Do mesmo modo, o governador eleito defendeu uma atuação conjunta com prefeitos, parlamentares e instituições como o Ministério Público, o Tribunal de Justiça e a Assembleia Legislativa.

O senador eleito Evair de Melo, que participou do encontro, agradeceu o apoio recebido do setor produtivo durante a eleição e prometeu atuar em Brasília como aliado da indústria capixaba. A articulação entre governo estadual e bancada federal pode ganhar importância em projetos de infraestrutura e desenvolvimento econômico.

Mensagem de maior acesso ao governo

A principal mensagem deixada por Pazolini em Pedra Azul é que o setor produtivo deverá ter espaço na construção da próxima administração estadual. Para os empresários, a perspectiva é de maior acesso ao governo e participação nas discussões sobre investimentos e competitividade.

Para o governador eleito, a aproximação abre a possibilidade de incorporar experiências e conhecimentos da iniciativa privada à máquina pública. Entretanto, o alcance dessa mudança dependerá dos nomes escolhidos para a equipe, das responsabilidades que receberão e da capacidade de transformar propostas em resultados.

O Meeting da Findes, que segue até sábado (7), pode ter marcado o início dessa relação. A composição do secretariado mostrará até onde ela vai.

Fonte: Folha Vitoria

Comunicar erro
anucie aqui * 728x90-2
Banner Prefeitura Cariacica  A CARIACICA TE CHAMA

Comentários

728x90-3
Banner vila vela refins