Foto: PMV
Aos 100 anos, Elisa Brandão Marques voltou, neste sábado (7), à feira livre de Jardim da Penha, em Vitória, acompanhada da filha, Maria Ângela Marques, de 77 anos. A visita, organizada pela Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Pessoas Idosas (SAD) permitirá que as duas retomem um passeio que se tornou difícil por causa das limitações de mobilidade.
A feira guarda lembranças de mãe e filha, que costumavam frequentar o local. Entre elas está uma barraca onde compravam doce de jaca, parte das experiências que desejam reviver durante o retorno ao bairro Jardim da Penha.
A equipe técnica do SAD organizou uma intervenção psicossocial para viabilizar a visita. O assistente social Ramon Cassa e a psicóloga Janaína Morelato acompanharão Elisa e Maria Ângela na atividade.
Segundo Cassa, a ação considera a redução da locomoção de Elisa após o agravamento de seu quadro de saúde.
Essa intervenção responde diretamente à necessidade de mobilidade da moradora, que se vê com a locomoção drasticamente reduzida em razão de um quadro de saúde agravado
Ramon Cassa, assistente social
O assistente social afirmou que a iniciativa busca assegurar o acesso da idosa a espaços públicos que fazem parte de sua trajetória. Para a equipe, o retorno à feira também contribui para manter a ligação das duas com a comunidade e com locais importantes de suas memórias.
*Texto sob supervisão da editora Maeli Radis.
Fonte: Folha Vitória