banner - A CARIACICA TE CHAMA
anucie aqui * 728x90-1
Banner Prefeitura Cariacica  A CARIACICA TE CHAMA
Banner vila vela refins

Eleições 2026 no ES: veja a foto de urna dos candidatos ao Senado

Corrida ao Senado entra em fase decisiva: veja os nomes, históricos e fotos oficiais dos candidatos que buscam representar o ES

Por Redação em 26/08/2026 às 09:00:06
Foto: JV Andrade/Ales, Mário Agra/Câmara dos Deputados, Waldemir Barreto/Agência Senado, Divulgação/CMV, PL/Divulgação, Marcos Oliveira/Agência Senado, Divulgação/PSOL, Thiago Soares/Folha Vitória, Di

Foto: JV Andrade/Ales, Mário Agra/Câmara dos Deputados, Waldemir Barreto/Agência Senado, Divulgação/CMV, PL/Divulgação, Marcos Oliveira/Agência Senado, Divulgação/PSOL, Thiago Soares/Folha Vitória, Di

Com o encerramento dos registros das chapas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitor do Estado já pode conhecer quem são os nomes que disputam o voto para representar o Espírito Santo no Senado Federal, em Brasília.

No Espírito ao todo são 11 candidatos que disputam duas vagas para a Casa de Leis. Os eleitos serão decididos no dia 4 de outubro.

Confira o histórico e as fotos oficiais registradas no TSE

Carlos Fabian é professor da rede municipal de Vitória e educador popular, graduado em História e doutor em Educação pela Ufes. Ele disputa uma eleição pela primeira vez neste ano e levanta as bandeiras da educação, cultura, direitos humanos e justiça social.

Professor Fabian terá Toni Cabano (PSOL) como primeiro suplente e Wilson Jr (PSOL) como segundo suplente.

Evair de Melo (Republicanos)

Natural de Conceição do Castelo, Evair de Melo é deputado federal há três mandatos e atualmente é um dos vice-líderes da oposição. Durante a pandemia, instalou o primeiro comitê de busca de soluções no Congresso. Antes, ele foi secretário municipal de Agricultura em Venda Nova do Imigrante, entre 2000 e 2008, e presidente do Incaper, entre 2009 e 2014.

Evair terá Dant Nicchio (PL) como primeiro suplente e Luiz Emanuel (Republicanos) como segundo suplente.

Fabiano Contarato tenta a reeleição no Senado, cadeira que ocupa desde 2019 após ser eleito pela Rede. Nascido em Nova Venécia, o senador é ex-delegado da Polícia Civil e ex-diretor-geral do Detran-ES. No Senado, foi presidente da Comissão de Meio Ambiente, atualmente é vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e teve participação ativa na CPI da Covid.

Fabiano Contarato terá Evani Gari (PT) como primeiro suplente e Néio Lúcio (PCdoB) como segundo suplente.

Leonardo Monjardim está no segundo mandato como vereador de Vitória. Formado em Direito e autor de oito livros, ele é membro da Academia Espírito-Santense de Letras. Já atuou como subsecretário de Cultura, secretário executivo da Lei Rubem Braga em Vitória, subsecretário de Turismo e subsecretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha.

Leonardo Monjardim terá como suplentes a médica oncologista Kítia Perciano e o advogado Vinícius Fregonazzi.

Filha do atual senador Magno Malta, Maguinha disputa um cargo eletivo pela primeira vez, embora seja filiada ao PL desde 2011 e ser vice-presidente do partido no Espírito Santo. Uma das duas únicas mulheres candidatas, ela é publicitária e musicista.

Maguinha Malta terá Cabo Cassotto (PL) como primeiro suplente e Nerleo Caus (PL) como segundo suplente.

Marcos do Val é o outro candidato que disputa a reeleição ao Senado. Foi eleito para a Casa em 2018 pelo PPS (atual Cidadania). O parlamentar é o atual presidente estadual do Avante. Militar, ele também foi instrutor da SWAT nos Estados Unidos e da unidade antiterrorismo da NASA.

O senador terá a sua atual chefe de gabinete Sílvia Lígia Suassuna como primeira suplente e Nilton Góes como segundo.

Rodney Miranda édelegado aposentado daPolícia Federal e foi prefeito de Vila Velha entre 2013 e 2016. Ele volta a disputar uma eleição no Espírito Santo após exercer o cargo de secretário estadual de Segurança Pública em Goiás, entre 2019 e 2022. Antes, também já havia sido secretário no ES, além de deputado estadual entre 2011 e 2012.

Rodney Miranda terá Patricia Neitzel (PRTB) como primeira suplente e Rodrigo Rodrigues (PRTB) como segundo suplente.

Ex-governador do Estado, Renato Casagrande renunciou ao cargo para disputar as eleições neste ano. Nascido em Castelo, ele estava no terceiro mandato como governador (2011-2014 e 2019-2026). Casagrande também já ocupou cargos de deputado estadual, deputado federal, senador, vice-governador e secretário de Agricultura do Estado.

Renato Casagrande terá Marcelo Coelho (PP) como primeiro suplente e Pastor Marcelo Ferreira (PDT) como segundo suplente.

Natural de Caratinga (MG), Rose de Freitas quer voltar ao Senado, após ter sido senadora de 2015 a 2023. Antes, havia sido deputada estadual por um mandato, entre 1983 e 1987, e deputada federal por seis mandatos, de 1987 a 1995 e de 2001 a 2015. Também foi uma das mulheres constituintes, participando da promulgação da Constituição Federal de 1988.

Rose de Freitas terá Marcus Vicente (PP) como primeiro suplente e Núbia (MDB) como segunda suplente.

Sergio Meneguelli exerce mandato de deputado estadual desde 2023, após ter sido o mais votado da história do Estado, com 138.523 votos. Nascido em Colatina, ele foi prefeito do município entre 2017 e 2020, além de vereador por quatro mandatos (1983-1988 e 2005-2016). Em 2026, se filiou ao PSD justamente para disputar o Senado, deixando o Republicanos.

Sergio Meneguelli terá Dr. Pagotto (PSD) como primeiro suplente e Dr. Rogerio Resende (PSD) como segundo suplente.

Natural de São Paulo, Wellington Callegari se mudou ainda adolescente para Vargem Alta com a família. Deputado estadual desde 2022, eleito pelo PL, é servidor de carreira do Judiciário Estadual, atuando como analista no TJES. Também é graduado em História e professor da rede estadual e privada.

Callegari terá Bruno Lourenço (PRD) como primeiro suplente e Priscila Ramos (Solidariedade) como segunda suplente.

*Texto sob a supervisão da editora Erika Santos

Fonte: Folha Vitória

Comunicar erro
anucie aqui * 728x90-2
vila velha

Comentários

728x90-3