Comemoração do primeiro gol do Lanús na partida (Foto: Vyctor Santos/Estadão Conteúdo)
O Flamengo perdeu para o Lanús por 3 a 2, na prorrogação, no Maracanã, e viu o time argentino comemorar o título da Recopa Sul-Americana.
Após perder o jogo de ida por 1 a 0, na Argentina, o Fla venceu a partida de volta por 2 a 1 no tempo normal.
Com a mesma diferença de gols nas duas partidas, a decisão foi para a prorrogação. E deu Lanús, que fechou o placar em 3 a 2 e conquistou pela primeira vez o troféu na disputa entre os campeões da Libertadores (Flamengo) e da Copa Sul-Americana (Lanús).
Como no jogo de ida, o Flamengo teve a posse de bola. Entretanto, desta vez, o time conseguia converter o volume em chances de gol.
Ainda assim, quem abriu o placar foi o Lanús, que jogava pelo empate para ser campeão no tempo normal. Aos 29 minutos, Ayrton Lucas recuou para o goleiro Rossi, que estava fora da área e escorregou. Castillo, então, interceptou o passe e chutou de muito longe para fazer 1 a 0.
Com vantagem, os argentinos ficaram mais confortáveis e até subiram mais ao ataque. Aos 36, em cruzamento pela direita, a bola foi parada pelo braço de Marcich. De pênalti, Arrascaeta empatou.
O segundo tempo foi mais nervoso e Filipe Luís buscou mudar o jogo com as entradas de Pedro e Everton Cebolinha, seguidos por Jorginho e Lucas Paquetá. Pouco mudou.
Já aos 39 minutos, Arrascaeta foi derrubado na linha da área. O árbitro Gustavo Tejera aguardou três minutos até que o VAR confirmasse a marcação do pênalti. Jorginho cobrou o pênalti e fez 2 a 1 para o Flamengo, garantindo a prorrogação.
Paquetá falha na prorrogação
A prorrogação foi de exaustão, debaixo da chuva que acompanhou toda a partida no Maracanã.
Numa das poucas subidas do Lanús, aos 12 minutos do segundo tempo, o time argentino conseguiu escanteio. Sepúlveda cobrou, e José Canale aproveitou falha de marcação de Paquetá e cabeceou forte para empatar o jogo em 2 a 2, resultado que já daria o troféu ao time portenho.
A festa do Lanús ficou completa aos 16, com Aquino driblando o goleiro Rossi antes de fechar o placar em 3 a 2.
FLAMENGO: Rossi; Varela (Bruno Henrique), Danilo, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Evertton Araújo (Jorginho) e Arrascaeta; Carrascal (Pedro), Samuel Lino (Everton Cebolinha) e Plata (Lucas Paquetá).Técnico: Filipe Luís.
LANÚS: Losada; Guidara (Gonzalo Pérez). Izquierdoz, José Canale e Marcich; Salvio (Sepúlveda), Medina, Agustín Cardozo (Peña Biafore) e Ramiro Carrera (Besozzi); Marcelino Moreno (Aquino) e Castillo (Walter Bou).Técnico: Mauricio Pellegrino.
GOLS: primeiro tempo —Castillo, aos 29 minutos, e Arrascaeta, aos 36. Segundo tempo — Jorginho, aos 39 minutos. Segundo tempo da prorrogação — Canale, aos 12 minutos, e Aquino, aos 16
ÁRBITRO: Gustavo Tejera (URU)
PÚBLICO:64.470 presentes
RENDA: R$ 8.692.290,00
LOCAL: Maracanã, no Rio
Fonte: Folha Vitória