banner viana
assembleia legislativa
prefeitura de vila velha

Pré-candidatos a governador intensificam agenda eleitoral no Carnaval

Arnaldinho, Pazolini, Helder, Ferraço e Magno aproveitaram o feriado de formas diferentes O post Pré-candidatos a governador intensificam agenda eleitoral no Carnaval apareceu primeiro em

Por Redação em 18/02/2026 às 16:30:09
Redes Sociais

Redes Sociais

Arnaldinho, Pazolini, Helder, Ferraço e Magno aproveitaram o feriado de formas diferentes

Os principais pré-candidatos a governador do Espírito Santo aproveitaram o feriado do Carnaval para intensificar suas agendas rumo às eleições de 2026. Em alguns casos, tratou-se de uma agenda “anti-carnavalesca”, mas houve também quem caiu na folia.

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (PSDB), esteve no time dos foliões: vestiu abadá e foi desfilar com os blocos de rua da cidade que governa. Antes disso, na semana anterior, deu uma passada em Castelo, no sul do Estado, junto com o seu novo aliado, o prefeito de Vitória Lorenzo Pazolini (Republicanos), onde assistiram a um desfile de cima de um trio elétrico, ao lado do deputado federal Evair de Melo (PP) e do prefeito castelense de oposição João Paulo Nali (Republicanos).

A visita a Castelo teve um efeito simbólico sutil por se tratar da cidade de origem do governador, Renato Casagrande (PSB), de quem Arnaldinho tem se distanciado. A comitiva também passou por outras cidades da região, e o prefeito de Mimoso do Sul, Peter Costa (sem partido, pré-candidato nas eleições 2026), e o presidente da Câmara de Vereadores de Conceição do Castelo, Humberto Rocha (PDT), tiveram que pedir desculpas por terem tirado fotos com as figuras de oposição.

Sem a companhia de Arnaldinho, Pazolini e o onipresente Evair de Melo continuaram suas andanças por municípios do sul do Estado durante o Carnaval, passando por Muqui, Vargem Alta, Anchieta e Piúma. Nesse último, se juntou à multidão durante o show de Beto Kauê. Curiosamente, Renato Casagrande também esteve no trio elétrico de Kauê junto com o prefeito piumense, Paulo Cola (Cidadania).

Quanto ao Carnaval da cidade que governa, Pazolini só apareceu em ações pontuais, como no festejo com os Centros de Referência da Terceira Idade. Também fez vídeos com os trabalhadores da limpeza no Centro de Vitória, para mostrar a “organização” promovida pela prefeitura. Foi a forma de se fazer presente nos festejos da região, já que a sua gestão não dá liga com os blocos de rua locais.

O deputado federal Helder Salomão (PT), pré-candidato da esquerda ao Governo do Estado, teve uma agenda mais restrita, mas também foi para a rua. No domingo, exaltou a escola de samba Acadêmicos de Niterói, do Rio de Janeiro, que homenageou o presidente Lula (PT) no desfile do Carnaval carioca deste ano, o qual Helder acompanhou pela televisão.

O petista também marcou presença no tradicional Bloco Surpresa, na Barra do Jucu, em Vila Velha, nessa terça-feira (17), claramente focando em manifestações culturais mais politizadas – o bloco é conhecido por suas sátiras políticas. Ele também exaltou nas redes sociais o título da Independente de Boa Vista, escola de samba de Cariacica, seu reduto eleitoral, e na qual desfilou em 2020.

Já o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), que é o pré-candidato do bloco governista, não encarou a folia, mas não também deixou de fazer menções ao Carnaval. Na sexta-feira (13), destacou o esquema de segurança do Governo do Estado para o feriado comemorativo, uma pauta que tem reforçado constantemente.

Em outras postagens nas redes sociais, destacou momentos com a família, mencionou os “bons números” do governo estadual em áreas como Educação, e ainda divulgou uma visita à Basília de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo, realizada nessa terça-feira.

O senador Magno Malta (PL), outro “bom cristão”, também passou longe dos festejos. Na verdade, se dedicou a atacar a escola de samba que homenageou o presidente Lula, tendo protocolado uma notícia-crime na Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo apuração sobre suposta “discriminação religiosa” contra cristão.

Isso porque a Acadêmicos de Niterói retratou, em uma das alas, conservadores como latas de alimento em conserva. Em resposta, grupos de direita e extrema direita decidiram se “apropriar” da crítica, postando imagens nas redes sociais feitas com inteligência artificial em que suas próprias famílias são retratadas como rótulos de latas.

O post Pré-candidatos a governador intensificam agenda eleitoral no Carnaval apareceu primeiro em Século Diário.

Fonte: Século Diário

Comunicar erro
728x90-2

Comentários

728x90-3