Vini Jr. foi alvo de ofensas racistas na vitória do Real Madrid sobre o Benfica (Foto: Reprodução/Instagram @realmadrid)
Não foram poucas as demonstrações de revolta com mais um caso de racismo no futebol e de apoio ao brasileiro Vini Júnior, do Real Madrid, que foi alvo de ofensas racistas do meia argentino Prestiannina vitória do time espanhol sobre o Benfica por 1 a 0, na terça-feira (17), pelo playoff da Liga dos Campeões da Europa.
Muitos jogadores e celebridades do mundo esportivo invadiram suas redes sociais para prestar apoio e se solidarizar.
O piloto Lewis Hamilton, da Ferrari, fez um post em seus stories do Instagram com Vini Jr. olhando para o céu após ele acusar o argentino Prestianni, do Benfica, de tê-lo chamado de “macaco” e escreveu: “Estamos com você”.
O jogador fez questão de repostar o apoio. Também o fez em mensagens dos companheiros Alexander-Arnold, Valverde, Carreras, Arda Guler e Rudiger, que escreveu “sempre contigo, hermanito.”
Mbappé foi o defensor mais forte do camisa 7 ainda em campo, enquanto o ex-atacante francês Thierry Henry usou seu espaço de comentários naCBS Sportspara detonar a atitude do argentino e também prestar solidariedade a Vini.
Zagueiro inglês detona críticos
O também ex-jogador Rio Ferdinand detonou os críticos do brasileiro, que o culparam da confusão em Lisboa.
“Vini Júnior tem culpa. Como pode ele comemorar daquele jeito?”, ironizou Ferndinand, em vídeo mas redes sociais, antes de, sério e bravo, reprovar mais um ato de racismo no futebol.
Não, não podemos aceitar isso, aparecer aqui novamente para falar de racismo. O futebol é chamado de jogo bonito porque é um esporte bonito. Mas esse tipo de lixo é muito prejudicial e as autoridades têm de ser fortes nesses casos. É um comportamento baixo, de ignorância e muita estupidez apenas por alguém ter feito um gol incrível e comemorar. Celebrações fazerem parte do jogo e muitos de nós já fizemos isso, mostramos a camisa e dissemos que ‘somos o cara’. Comemoramos para os fãs”
Rio Ferdinand, ídolo do Manchester United
Flamengo presta apoio a Vini Jr.
Clube de formação de Vini no Brasil, o Flamengo não se esquivou do caso e também saiu em defesa de seu ex-jogador.
“O que o Vini Jr. vive não é só sobre futebol. Ali tem um garoto que sonhou, que lutou, que venceu muita coisa pra estar onde está. E dói ver alguém ser atacado simplesmente por ser quem é. A dança dele é alegria de verdade. É espontânea. É dele. Racismo não é parte do jogo. Machuca. E não pode ser normalizado. Vini, você não está sozinho. A gente sente, a gente apoia, a gente está com você”, escreveu o clube.
Outro rubro-negro a se solidarizar com o atacante foi o Sport Recife.
“O Sport repudia com veemência o episódio de racismo sofrido por Vinícius Jr. na partida da Champions League diante do Benfica, que envolveu o jogador Gianluca Prestianni, e reafirma: racismo não tem lugar no futebol nem na sociedade.”
Fonte: Folha Vitória