(Foto: Acervo pessoal)
Foram cerca de 10 anos como atleta da seleção brasileira de taekwondo. Sensação e responsabilidade que a a capixaba Manuela Feliz volta a sentir agora, só que em outra função: como treinadora.
Ela é a primeira capixaba na comissão técnica da seleção brasileira principal.
Manuela foi convocada pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) para os Jogos Sul-Americanos Júnior 2026, competição será realizada entre os dias 22 e 25 de abril, no Panamá, reunindo os principais talentos da nova geração do taekwondo sul-americano.
Além dela, o Espírito Santo conta com outro representante, o ex-lutador Guilherme Cezario Felix, que vai atuar como chefe de equipe.
Desenvolvimento de novos talentos
A participação nos Jogos Sul-Americanos Júnior 2026 faz parte do processo de desenvolvimento e fortalecimento das categorias de base do taekwondo brasileiro.
Melhor técnica do Super Campeonato Brasileiro em 2025, eleita pela CBTKD, Manuela tem papel fundamental nessa missão.
“Recebo esse desafio com muita responsabilidade e comprometimento. É um sonho realizado, construído com muito estudo, esforço e dedicação ao nosso esporte”, conta a treinadora capixaba, que comanda a equipe ATKD GV.
Pioneirismo para o esporte no ES
A convocação representa também o crescimento e a qualidade do taekwondo desenvolvido no Espírito Santo, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional.
É a realização de um sonho que construí com muito trabalho, estudo e dedicação ao longo de mais de 40 anos no taekwondo. Primeira capixaba na comissão técnica da seleção brasileira de taekwondo! Esse pioneirismo não é só meu, é de todos nós, capixabas, que acreditamos no poder do esporte. É do Espírito Santo mostrando sua força no cenário nacional!”
Manuela Feliz, treinadora da seleção brasileira de taekwondo
Atletas do ES em convocações futuras
Foram convocados atletas de 17 e 18 anos para a disputa dos Jogos Sul-Americanos Júnior no Panamá. A lista não tem lutadores do Espírito Santo, mas a treinadora destaca que há atletas capixabas de destaque em outras categorias.
“Nesta convocação não temos atletas capixabas. Mas na categoria adulto, que é a principal, teremos o Grand Slam em fevereiro, no Rio, que vai servir para formação da seleção brasileira que vai disputar os torneios internacionais em 2026 e temos vários capixabas na disputa da vaga”, explica Manuela Feliz.
Na modalidade Kyorugui, foram convocados Nicolas Borges Kallman, na categoria até 48 kg, de Santa Catarina; Gabriel da Silva Carvalho, até 55 kg, de São Paulo; Gabriel Fonseca de Oliveira, até 63 kg, também de São Paulo; Mateus Alício Silva, até 73 kg, do Paraná; e Allan Henrique Machado Leite, acima de 73 kg, também do Paraná.
No feminino, integram a equipe Poliana Silva de Souza, até 44 kg, de Santa Catarina; Jhennifer Cristina Dourado Pires, até 49 kg, do Mato Grosso; Giovanna Vitória Lopes Bezerra, até 55 kg, de Alagoas; Alicia da Silva Assunção, até 63 kg, de Pernambuco; e Stephani Valente Silvestre, acima de 63 kg, do Paraná.
Na modalidade Poomsae Reconhecido, o Brasil será representado por Ygor Monção Santana, do Rio de Janeiro, e Ana Julia Gonçalves Arantes, de Minas Gerais.
Fonte: Folha Vitória