anucie aqui * 728x90-1
Banner Prefeitura Vila Velha INTERNET
Banner Prefeitura de Cariacica

Horário de verão em 2026? Governo toma decisão e revela o que vai acontecer

Ministério de Minas e Energia decidiu sobre medida com base em estudos do Operador Nacional do Sistema Elétrico

Por Redação em 17/09/2026 às 17:00:26
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que não há previsão de implementar o horário de verão nos períodos de 2026 e 2027. Segundo a pasta, a medida não representa uma solução estrutural para atender à demanda de potência do sistema elétrico nacional.

O órgão destacou que os estudos prospectivos realizados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e avaliados pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) não apontaram necessidade de adoção da medida no próximo período seco e de pico de carga.

Segundo o ministério, o CMSE acompanha de forma permanente a segurança e a confiabilidade do suprimento de energia elétrica no país. O monitoramento ocorre por meio de ações preventivas previstas na Agenda Estratégica Eletroenergética 2026.

Além disso, as análises realizadas não indicaram a necessidade de retomada do horário de verão no ciclo 2026/2027.

O que é horário de verão?

O horário brasileiro de verão foi instituído pela primeira vez pelo então presidente Getúlio Vargas, entre 3 de outubro de 1931 e 31 de março de 1932.

No Brasil, a medida funcionou de forma contínua de 1985 a 2019, quando o governo federal decidiu revogá-la, em abril daquele ano, alegando pouca efetividade na economia de energia.

Antes da extinção, o período de vigência do horário de verão, geralmente entre outubro e fevereiro, era definido com base em critérios técnicos para aproveitar as diferenças de luminosidade entre o verão e as demais estações do ano.

A medida tinha como objetivo reduzir a concentração do consumo de energia elétrica no período entre 18h e 21h, considerado de maior demanda.

Até a extinção, o horário de verão era adotado nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.

As regiões Norte e Nordeste ficavam de fora porque, segundo os critérios utilizados à época, a diferença na luminosidade durante o período de verão não proporcionava redução significativa da demanda de energia nesses estados.

Fonte: Folha Vitoria

Comunicar erro
anucie aqui * 728x90-2
Banner Prefeitura Cariacica  A CARIACICA TE CHAMA

Comentários

728x90-3
Banner vila vela refins