Foto: Câmara de Vitória/ Reprodução
O site oficial da Câmara Municipal de Vitória foi alvo de um ataque hacker na manhã desta quinta-feira (6). Na página inicial, os invasores exibiram uma mensagem com críticas a políticos e a uma empresa de tecnologia.
Nas imagens exibidas no portal, os responsáveis pelo ataque se identificam como “BLCKORDER”, acompanhados dos codinomes “DUK3” e “N3CK”.
O conteúdo também continha mensagens de cunho político, críticas a agentes públicos e a alegação de que mais de 20 prefeituras e câmaras municipais teriam sido invadidas. Ao fundo, é possível visualizar parcialmente o portal, indicando que a mensagem foi inserida sobre a página principal.
Em nota ao Folha Vitória, a comunicação da Câmara de Vitória informou que a equipe de Tecnologia da Informação (TI) agiu assim que tomou conhecimento do caso. “A área de TI retirou o site do ar e está tomando as providências necessárias“.
Site da Câmara de Cariacica também foi hackeado
O ataque ao site da Câmara Municipal de Vitória ocorre menos de um mês após um caso semelhante registrado no Espírito Santo. Em 11 de julho, o site oficial da Câmara Municipal de Cariacica também foi alvo de hackers.
Durante a ocasião, a página inicial do portal exibia a foto do ator pornô Kid Bengala, nome artístico de Clóvis Basílio dos Santos.
A invasão também comprometeu a área de notícias do site. No lugar das publicações institucionais, os visitantes encontravam apenas a mensagem “Site hackeado por Diparis”.
Mais informações em instantes
Fonte: Folha Vitória