Uma operação de fiscalização da Receita Estadual aplicou R$ 52,6 mil em autuações por irregularidades no transporte de mercadorias em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo. A ação foi realizada na manhã desta quarta-feira (15), na rodovia ES-080, com apoio da Polícia Militar.
Durante a operação, os auditores fiscais verificaram a documentação das cargas que circulavam pela região e lavraram cinco autos de infração. Segundo a Secretaria da Fazenda (Sefaz), quatro deles foram pagos no local, resultando no recolhimento de R$ 43,2 mil aos cofres estaduais.
As principais irregularidades encontradas foram o transporte de mercadorias sem a documentação fiscal obrigatória. Entre os produtos autuados estavam tubos para irrigação, bebidas, adubos e cimento.
Além das autuações, parte das mercadorias foi apreendida e permanecerá retida até que a situação fiscal seja regularizada. A fiscalização foi coordenada pela Subgerência Fiscal da Região Noroeste e contou com a participação de nove auditores fiscais da Receita Estadual.
Segundo a Sefaz, operações desse tipo são realizadas de forma permanente em rodovias capixabas para verificar a regularidade fiscal das cargas transportadas e coibir irregularidades tributárias.
Folha Vitoria