A Polícia Civil do Espírito Santo investiga a morte de um cão na zona rural de Ecoporanga, no Norte do Estado, por suspeita de envenenamento. O caso aconteceu após o animal ingerir um pedaço de carne no último domingo (15). Além da morte confirmada, outros dois cães apresentaram sintomas de intoxicação.
A denúncia foi formalizada pelo tutor dos animais, Otoniel Mendes, na quinta-feira (19). Segundo ele, um episódio semelhante já teria ocorrido. Em 15 de novembro de 2025, outros animais também foram vítimas de suposto envenenamento, e um morreu.
Até o momento, não há informações sobre autoria ou motivação do crime. Ao todo, cinco cães foram intoxicados.
Investigação depende de exame toxicológico
Segundo a Polícia Civil, a confirmação do envenenamento depende de exame toxicológico, o que exige a preservação do corpo do animal, encaminhado à perícia ou mantido congelado.
Sem essa conservação, a decomposição compromete os resultados e pode prejudicar a investigação.
O procedimento pericial é realizado por médico veterinário, responsável pela coleta de amostras como sangue, fezes e conteúdo estomacal para análise laboratorial.
A Polícia Civil informou que a população pode colaborar com as investigações de forma anônima por meio do Disque-Denúncia 181. A polícia apura as circunstâncias do ocorrido e realiza diligências para identificar e responsabilizar os envolvidos.
*Com informações do repórter Lucas Pisa, da TV Vitória/Record.
Folha Vitória