banner viana
assembleia legislativa
prefeitura de vila velha

Desportiva elimina o Sampaio Corrêa-RJ e se classifica para a segunda fase da Copa do Brasil

Desportiva Ferroviária vence o Sampaio Corrêa-RJ nos pênaltis e vai encarar o Sport na segunda fase da Copa do Brasil

Por Redação em 17/02/2026 às 22:30:12
Tiago Moura comemora no alambrado após fazer o gol da Desportiva (Foto: Laila Pecorari/Desportiva)

Tiago Moura comemora no alambrado após fazer o gol da Desportiva (Foto: Laila Pecorari/Desportiva)

A Desportiva Ferroviária abriu em grande estilo a edição de 2026 da Copa do Brasil. Jogando fora de casa, a Locomotiva Grená eliminou o Sampaio Corrêa-RJ nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal na noite desta terça-feira (17) no estádio Lourival Gomes, em Saquarema (RJ).

Na próxima fase, a Desportiva enfrenta o Sport, no dia 5 de março, às 19 horas, no Engenheiro Araripe, em Cariacica.

A Desportiva já havia garantidoR$ 400 milde cota da CBF pela participação na primeira fase.Como avançou de fase, o clube grená terá mais R$ 830 milde cota da segunda fase.

A Locomotiva é o clube capixaba com mais participações no torneio nacional. Esta é10ª vez que a Desportiva disputa a Copa do Brasil, sendo que a última vez foi em 2017, quando caiu diante do Avaí, com derrota em casa por 2 a 1, na primeira fase, em jogo único.

Até então, a única vez que havia passado de fase foi em 2013, quando o time eliminou o Atlético-AC em 2013, na fase preliminar, com empate em 1 a 1 fora de casa e vitória por 5 a 4 no Engenheiro Araripe. Na primeira fase, no entanto, foi eliminado pelo Figueirense, goleada por 4 a 1, no Engenheiro Araripe, em jogo único.

Em todas as outras participações, a Desportiva havia sido eliminada no primeiro confronto: 1990, 1993, 1995, 1997, 2001, 2009, 2014 e 2017.

O primeiro tempo foi de poucas chances. O Sampaio Corrêa, dono da casa, obrigou o goleiro Pedro Zanette a trabalhar logo aos seis minutos, pegando finalização de Luan.

A melhor chance da etapa, no entanto, foi da Desportiva, aos 43, em chute de Ruan que acertou o travessão do goleiro Zé Carlos.

No segundo tempo, o Sampaio chegou com perigo por duas vezes nos primeiros 20 minutos. Porém, aos 23 minutos, Tiago Moura cavou uma falta na entrada da área, pelo lado esquerdo do ataque. Ele mesmo cobrou direto para o gol e fez 1 a 0 para a Desportiva.

O time capixaba controlou a partida até os 40, quando Ruan cometeu pênalti em Pablo, em cruzamento na área grená. Octávio bateu o pênalti e empatou.

O Sampaio ainda teve a chance da virada aos 49, mas Marreta isolou a bola em rebote dado pelo goleiro Padro Zanette após chute de longe de Marcelinho. Aos 51, foi a fez de Allan perder o gol da vitória do time da casa, mandando por cima.

Desprtiva é melhor nos pênaltis

Na disputa de pênaltis, a Desportiva abriu as cobranças com Tiago Moura, que fez 1 a 0. Matheus Goiano bateu a primeira cobrança do Sampaio e acertou a trave direita.

Mariano bateu o segundo pênalti grená e ampliou para 2 a 0. Guilherme isolou a batida do time da casa.

Na terceira cobrança da Desportiva, Kiezinha parou no goleiro Zé Carlos e Octávio fez o primeiro gol do Sampaio. Gilberto fez 3 a 1 para a Locomotiva e Lecaros chutou pra fora a quarta cobrança do time de Saquarema, encerrando a disputa com vitória grená.

Rio Branco e Porto Vitória estreiam na segunda fase

Os outros dois representantes do futebol capixaba na Copa do Brasil são Rio Branco e Porto Vitória, que garantiram vagas como os atuais campeão e vice-campeão, respectivamente, do Capixabão.

As duas equipes estreiam já na segunda fase, que também terá os confrontos decididos em jogo único.

O Capa-Preta enfrenta o Athletic Club-MG, no dia 4 de março, às 20 horas, no Kleber Andrade. Já o Porto Vitória encara o Avaí, no dia 4 de março, às 19h30, na Ressacada, em Florianópolis (SC).

SAMPAIO CORRÊA-RJ 1 (1) X (3) 1 DESPORTIVA

SAMPAIO CORRÊA: Zé Carlos; Lucas, Daniel, Marreta e Guilherme; Pablo (Martini), Luan (Lecaros), Rodrigo Andrade (Marcelinho), Iacovelli (Matheus Goiano), Octávio e Agu (Allan). Técnico: Felipe Surian

DESPORTIVA: Pedro Zanette; Jairo, Wesley, Vinicius Leandro e Willian Simões (Kaiki Laranjeiras); Jorge Mendes, Mariano, Ruan (Jhonatan) e Gilberto; Tiago Moura e Kieza (Kiezinha). Técnico: Eleomar Pereira

GOLS: segundo tempo — Tiago Moura, aos 23 minutos, Octávio, aos 41

ÁRBITRO: Lucas Casagrande (PR)

RENDA E PÚBLICO: não disponíveis

LOCAL: estádio Lourival Gomes, em Saquarema (RJ)

Fonte: Folha Vitória

Comunicar erro
728x90-2

Comentários

728x90-3