banner viana
assembleia legislativa
prefeitura de vila velha

Dantinho Michelini foi assassinado por vingança no caso Araceli, alega defesa de suspeito

A versão da defesa contradiz a posição da polícia que afirmava que Willian teria cometido o assassinato por uma vingança pessoal após ser agredido

Por Redação em 13/02/2026 às 04:30:28
Willian Santos Manzoli confessou a morte de Dante Michelini. Foto: Reprodução/TV Vitória

Willian Santos Manzoli confessou a morte de Dante Michelini. Foto: Reprodução/TV Vitória

Willian Santos Manzoli matou Dante de Brito Michelini, o Dantinho, em vingança pelo assassinato de Araceli Cabrera Crespo, de 8 anos, em 1973, de acordo com os advogados de defesa do suspeito.

Dantinho, ao lado do pai, Dante de Barros Michelini e o amigo dele Paulo Constanteen Helal, foram investigados pelo assassinato de Araceli, um crime bárbaro que chocou o Brasil. A menina foi torturada, abusada sexualmente e morta.

A versão da defesa contradiz a posição da polícia que afirmava que Willian teria cometido o assassinato por uma vingança pessoal após ser agredido por Dante um dia antes do crime.

Na nota, assassinada pelos advogados Yarla Karlla Rodrigues Januth e Ricardo Gilberto Côco, a defesa afirma que Willian foi submetido a um interrogatório com circunstâncias que configuram constrangimento ilegal. “resultando em declarações que não refletem sua vontade livre e espontânea e cuja validade será oportunamente contestada em juízo”.

E no mesmo documento os advogados reforçam que Willian tinha como motivação vingar o assassinato de Araceli.

Em relação à motivação do crime, informações preliminares, que serão devidamente apuradas e confrontadas com as provas dos autos, indicam que os fatos estariam relacionados a um complexo contexto de vingança envolvendo acontecimentos pregressos ligados à criança Araceli Cabrera Crespo.

Além disso, a defesa afirma que até o momento não teve acesso à íntegra dos autos e que assim que obtenha o acesso completo se posicionará em relação ao caso.

A Polícia Civil informou nesta quarta-feira (11) que o assassinato de Dante Michelini não tinha ligação com o caso Araceli.

A motivação, segundo a Polícia Civil, foi vingança. Um dia antes do assassinato, Willian teria sido expulso da propriedade por Dantinho após se esconder no local. Ele relatou que foi agredido com um pedaço de madeira.

Depois do episódio, passou a ser alvo de deboche em pontos de tráfico da região, onde frequentava por ser usuário de drogas. Segundo o delegado, ele teria ficado revoltado com as provocações e decidiu retornar ao sítio para se vingar.

Para a polícia, não há dúvidas quanto à autoria. O suspeito forneceu detalhes da dinâmica do crime que foram confirmados pela perícia.

O caso segue sob investigação, mas, para os delegados, a materialidade e a confissão consolidam a responsabilização de Willian pelo homicídio qualificado, marcado por extrema violência.

Fonte: Folha Vitória

Comunicar erro
728x90-2

Comentários

728x90-3