Foi dramático, mas Desportiva Ferroviária, Porto Vitória e Real Noroeste conseguiram escapar do rebaixamento na última rodada da primeira fase do Capixabão.
Pressionados, os três times venceram seus últimos jogos. Assim, sobrou para o Capixaba a ingrata missão de se juntar ao Rio Branco de Venda Nova na lista dos dois times rebaixados para a Segundinha Capixaba de 2027.
Veja a tabela atualizada do Capixabão
Desportiva faz o dever fora de casa
A Desportiva entrou na última rodada na oitava colocação, apenas uma posição acima da zona de rebaixamento, e precisando vencer o Forte, fora de casa, para não depender de outros resultados.
E foi o que a Locomotiva Grená fez. Com gol de Ruan aos 26 minutos do primeiro tempo, a Desportiva venceu o Forte por 1 a 0, no Almiro Ofranti, em Vargem Alta, e fechou a primeira fase na sexta colocação, com 11 pontos.
Nas quartas de final, a Locomotiva pega o Vilavelhense, que fez a terceira melhor campanha geral da fase de classificação.
Porto Vitória fica perto do G-4
Com duas vitórias nas duas últimas rodadas, o Porto Vitória escapou do rebaixamento no Capixabão e, por pouco, não garantiu um lugar no G-4.
O Verdão venceu o Vilavelhense por 1 a 0, na noite desta quinta-feira (12), no Kleber Andrade. Pedro Felipe fez o gol da partida, aos 27 minutos do segundo tempo.
Com o resultado, o Porto Vitória ficou na quinta colocação, com 13 pontos, atrás do Rio Branco somente no saldo de gols (4 contra 2).
Nas quartas de final, o Porto Vitória encara justamente o Rio Branco, que terá o mando de campo do jogo de volta e vai jogar por dois empates — ou uma vitória e uma derrota pelo mesmo saldo de gols.
Real Noroeste rebaixa o Capixaba
O Real Noroeste passou mais da metade da fase de classificação na zona de rebaixamento. Mas aproveitou bem a sua última chance de seguir na competição.
Jogando fora de casa, no Sumaré, em Cachoeiro de Itapemirim, diante de apenas 19 torcedores, o Real Noroeste venceu o Capixaba por 2 a 0.
David Lima fez os dois gols da salvação da equipe de Águia Branca, aos 17 e aos 22 minutos do segundo tempo. Além de salvar o seu pescoço, o time de Águia Branca mandou o Capixaba para a Segundinha Capixaba.
O Real Noroeste terminou na sétima posição, com 11 pontos, e vai pegar o Serra nas quartas de final do Capixabão.
Folha Vitória