Guilherme comemora o gol da vitória do Vila (Foto: Reprodução/TVE)
As derrotas nas duas primeiras rodadas do Capixabão 2026 deram sinais de que o Vilavelhense poderia sofrer no campeonato. No entanto, o time canela-verde reagiu a tempo e, com uma arrancada na reta final, já é o terceiro colocado na tabela de classificação.
O Vila surpreendeu o Serra e venceu o tricolor serrano por 1 a 0, na noite desta segunda-feira (9), no Sumaré, no encerramento da oitava rodada.
Veja a tabela atualizada do Capixabão
Foi a segunda vitória seguida do Vilavelhense, que subiu para terceiro lugar, com 13 pontos. Já classificado para as quartas de final, a equipe pode terminar a fase de classificação na vice-liderança, caso vença o Porto Vitória na última rodada e o Serra perca em casa para o Vitória.
A nona e última rodada da fase de classificação acontece na quinta-feira (12), com todos os jogos no mesmo horário, às 20 horas.
Vilavelhense e Serra entraram em campo já classificados para as quartas de final. Cada time chegou com perigo uma vez nos primeiros minutos, com Patrick cabeceando pra fora, sozinho, pelo Serra, e Kelvin, do Vila, demorando a finalizar dentro da área adversária.
Aos 22, Dandan derrubou Guilherme dentro da área do Serra. O árbitro Cleyton dos Santos Pereira revisou o lance no VAR e marcou pênalti. Guilherme bateu bem e fez 1 a 0 para o Vila.
O segundo tempo foi mais movimentado. O Serra teve um pênalti a seu favor logo aos dois minutos, mas o árbitro anulou o pênalti após nova revisão no VAR.
Depois, o tricolor serrano pressionou, mas também levou sustos como aos 32, quando João da Rocha cobrou falta para o Vila na trave do goleiro Pedro Henrique. O Serra terminou o jogo pressionando nos 13 minutos de acréscimo, mas não conseguiu o empate.
VILAVELHENSE: Lucão; Amorim, Palácios, Gabriel Silva e Kainan; Borges, Salah (João Firmino), Kelvin (João da Rocha) e Juninho (Shayder); Diogo Bolt (Edmundo) e Guilherme Augusto. Técnico: Jonilson Veloso
SERRA: Pedro Henrique; Rossales, Ruan Lopes, Yuri e Edson (Conrado); Knupp (Bruno Paixão), Gean Miller (Fabio), Pepeu (Chico) e Dandan; Marcudinho (Damasceno) e Patrick. Técnico: Leomir Silveira
GOLS: primeiro tempo — Guilherme, aos 24 minutos
ÁRBITRO: Cleyton dos Santos Pereira
RENDA e PÚBLICO: não disponíveis
LOCAL: estádio Sumaré, em Cachoeiro
Fonte: Folha Vitória