Uma semana para esquecer. Foi assim a semana da Desportiva Ferroviária, que vai para a última rodada da fase de classificação do Capixabão 2026 ameaçada de rebaixamento.
Na terça-feira (3), o clube perdeu o técnico Rodrigo César para o maior rival, o Rio Branco, e foi punida pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-ES) com a perda do mando de campo de três partidas por conta da tentativa de invasão ao vestiário do Vilavelhense, no Engenheiro Araripe, pela terceira rodada do Capixabão.
Na quinta-feira (5), perdeu para o Real Noroeste por 3 a 2. Neste domingo (8), encerrou a semana com derrota por 1 a 0 para o Capixaba, no Engenheiro Araripe, em Cariacica.
Veja a tabela atualizada do Capixabão
Risco de rebaixamento na última rodada
A semana trágica deixa a Desportiva sob risco de rebaixamento na última rodada da fase de classificação do Capixabão. O time grená tem oito pontos e é sétimo colocado. Mas vai cair para a oitava colocação ao final da rodada, ultrapassado por Real Noroeste ou Porto Vitória, que se enfrentam ainda neste domingo, às 18 horas, em Águia Branca.
A situação da Locomotiva será decidida somente na última rodada. Na quinta-feira (12), a Desportiva pega o Forte, às 20 horas, em Vargem Alta. Se vencer, estará salva. Se empatar ou perder, vai depender de outros resultados da rodada para não ser rebaixada.
A Desportiva, que anunciou no sábado (7) a contratação do técnico Eleomar Pereira, jogou em casa, mas sem torcida por conta da punição aplicada pelo TJD-ES, com perda do mando de campo em três jogos, convertida em jogos com portões fechados.
O time grená não conseguiu criar boas chances no primeiro tempo. E ainda levou um susto aos 48 minutos, com Feijão quase marcando um gol olímpico para o Capixaba, mas acertando a trave.
No segundo tempo, Yan perdeu a melhor chance grená, aos 16 minutos.
Aos 33, o atacante Jeffinho foi derrubado na área da Desportiva e o árbitro marcou pênalti. Gian Carlos bateu o pênalti e Zanete defendeu, mas o árbitro, com auxílio do VAR, marcou novo pênalti na continuação da jogada, agora em cima de Marquinhos.
Na nova cobrança, Gian Carlos bateu, Zanete pegou novamente, mas Gian Carlos aproveitou o rebote e fez o gol da vitória do Capixaba.
DESPORTIVA: Pedro Zanete; Kevin, Janelson (Kayki Laranjeiras), Vinicius e Gilberto; Ruan (Kieza), Jorge Mendes, Mariano (Lekinho), Yan (Kiezinha); Tiago Moura (Rodriguinho) e Jhonatan Marino. Técnico: Eleomar Pereira
CAPIXABA: Esio; Davi, Café, Carlos Henrique e Gilliard; Hennos (Gorran), Feijão (Gian Carlos), Gian Tavares e Preto (Marquinhos); Pepê e Jeffinho. Técnico: Maicon Ferreira
GOL: segundo tempo — Gian Carlos, aos 38 minutos
ÁRBITRO: Wesley Santos (CBF)
RENDA E PÚBLICO: portões fechados
LOCAL: estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica
Folha Vitória