Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Polícia

Jovem denuncia ofensas racistas ao ajudar vítima de acidente em Vila Velha

O caso terminou na Delegacia Regional de Vila Velha, após a Polícia Militar ser acionada. O suspeito foi preso


Foto: Reprodução/Tv Vitória

Uma jovem de 21 anos denunciou ter sido vítima de ofensas racistas ao ajudar uma pessoa envolvida em um acidente de trânsito no bairro Gaivotas, em Vila Velha, na quarta-feira (4). O caso terminou na Delegacia Regional de Vila Velha, após a Polícia Militar ser acionada, onde o suspeito foi preso.

A jovem trabalha com venda de proteção veicular e atua, normalmente, no município da Serra, onde mora. Na data do ocorrido, ela estava em Vila Velha para dar suporte a colegas de trabalho quando presenciou o acidente, que aconteceu à sua frente.

Segundo o relato da vítima, ela parou o que estava fazendo para tentar ajudar o homem envolvido no acidente, junto com outra mulher que também estava no local. Como não conseguiram levantar a motocicleta, pediram ajuda a um homem que filmava a cena.

De acordo com a jovem, o homem se recusou a ajudar e passou a proferir ofensas racistas, chamando-a de “preta”, “neguinha” e “macumbeira”.

“Eu pedi para ele ajudar, parar de gravar e ajudar, mas ele não quis. E aí ele começou a me xingar com racismo”, disse.

Ela também afirmou que passou a gravar a situação com o celular para reunir provas. Ainda segundo ela, o suspeito se aproximou, fez novas provocações, jogou cerveja em seu pé e, em seguida, voltou para o bar onde estava, continuando a beber.

Fui até ele, gravando já com o meu celular, para perguntar para ele continuar falando. Eu estava gravando para ter provas em questão do que estava acontecendo. Ele simplesmente veio até mim e começou a falar um monte de gracinha, jogou cerveja no meu pé e se achou no direito de simplesmente voltar para o bar e sentar e continuar bebendo a cerveja dele, como se nada tivesse acontecido. E eu falei para ele que isso não ia ficar assim e que eu ia tomar as minhas medidas cabíveis.

Jovem que denunciou racismo

Um colega de trabalho da vítima presenciou as ofensas. A Polícia Militar foi acionada e o suspeito foi conduzido à delegacia. Aos policiais, ele confessou o crime, segundo o registro da ocorrência.

O advogado da vítima, Warley Siqueira, afirmou que a defesa vai acompanhar o caso até o fim e reforçou a gravidade do crime.

“É um caso que não dá para deixar para lá, não dá para deixar para depois, porque o racismo é uma dor latente da sociedade. A gente entende que é um problema muito grande, um problema estrutural, mas que se a gente deixa para lá, continua reforçando e dando coragem às pessoas que cometem esse tipo de crime”, disse o advogado.

A Polícia Civil informou que o suspeito, de 44 anos, conduzido à Delegacia Regional de Vila Velha, foi autuado em flagrante por injúria racial e encaminhado ao sistema prisional.

*Com informações da repórter Thainara Ferreira, da TV Vitória/Record.

Folha Vitória

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!