Sem exceção, os 30 atuais deputados estaduais do Espírito Santo disputarão as eleições 2026. Se quisermos, ainda podemos incluir Tyago Hoffmann (PSB), que voltará à Assembleia Legislativa em abril, após o período como secretário estadual de Saúde, durante o qual foi substituído pelo primeiro suplente do PSB, Toninho da Emater (PSB).
Dos 31, 23 serão candidatos à reeleição, seis pretendem concorrer à Câmara dos Deputados e outros dois sonham com uma cadeira no Senado Federal.
Veja abaixo, por ordem alfabética, o cargo pleiteado por cada um deles e o partido pelo qual devem disputar o processo eleitoral.
Lembramos que, durante um mês, do início de março ao início de abril, deputados estaduais e federais que hoje têm mandato poderão trocar de partido sem correr o risco de sofrer um processo de cassação por infidelidade partidária, disputando a eleição de outubro por uma nova legenda. Muitos cogitam fazer isso, e alguns até já anunciaram a troca.
Partido: fica no Republicanos
Partido: fica no Podemos
Partido: fica no Podemos
Partido: fica no Republicanos
Partido: virá pelo Democracia Cristã (DC), ao qual se filiou no ano passado
Partido: fica no PSol
Partido: fica no PL
Partido: cogita trocar o PRD pelo Mobiliza ou pelo DC
Partido: fica no PSB
Partido: fica no PL
Partido: pode trocar o União Brasil por outro partido, seguindo a orientação de seu mentor, o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio
Candidato a deputado federal
Partido: trocará o União Brasil pelo Podemos, conforme já anunciou
Engenheiro José Esmeraldo
Partido: cogita trocar o PDT por outra legenda
Partido: tende a trocar a Rede por outra sigla
Partido: migrará do PSD para o Podemos, conforme já anunciou
Partido: trocará o Republicanos pelo Agir, onde será o único candidato com mandato. Está montando a chapa da sigla
Candidata a deputada federal
Partido: fica no PT
Partido: fica no PSB
Candidato a deputado federal
Partido: fica no PT, presidido por ele no ES desde 2025
Candidato a deputado federal
Partido: fica no PL
Candidato a deputado federal
Partido: fica no União Brasil, presidido por ele no ES desde 2025
Partido: está no Progressistas (PP), mas ainda não decidiu se vai ficar
Partido: já anunciou a decisão de sair do PSDB; deve ir para o MDB
Partido: fica no Republicanos. Só será candidato a deputado federal se houver extrema necessidade na montagem da chapa do partido (para cobrir alguma baixa de última hora, por exemplo)
Partido: afirma que ficará no Progressistas (PP)
Partido: está decidido a trocar o Republicanos; pode ir para o PSD
Toninho da Emater (suplente de Tyago Hoffmann)
Partido: fica no PSB
Candidato a deputado federal
Partido: fica no PSB
Partido: já anunciou a decisão de sair do PSDB; deve ir para o MDB
Partido: já saiu do PP. Cogita entrar no Mobiliza ou no DC
The post Da Ales para onde? Os planos eleitorais de todos os deputados estaduais appeared first on Sim Notícias.
ES 360