O governador eleito do Espírito Santo, Lorenzo Pazolini (Republicanos), voltou a atuar como delegado da Polícia Civil em funções administrativas até a posse, marcada para 6 de janeiro de 2027. O retorno ocorreu um dia após a eleição e será conciliado com a agenda da transição do governo estadual.
A instrução de retorno foi publicada na quarta-feira (28) e tem efeito retroativo à segunda-feira (26), segundo o G1. Pazolini foi encaminhado ao gabinete da Superintendência de Polícia Regional Metropolitana, órgão que coordena as delegacias da Grande Vitória.
De acordo com a reportagem, a instrução de serviço foi assinada pelo diretor-geral da Polícia Civil, Jordano Bruno. A assessoria do governador eleito informou que ele retornou ao cargo “com naturalidade, na condição de servidor público”.
Pazolini foi eleito governador no segundo turno realizado no domingo (25). Até a posse, ele deverá conciliar o expediente na Polícia Civil com as atividades relacionadas à formação da próxima administração estadual.
Fonte: [G1 Espírito Santo](https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2026/10/30/governador-eleito-do-es-lorenzo-pazolini-volta-a-atuar-como-delegado-ate-a-posse.ghtml)
Política Capixaba