anucie aqui * 728x90-1
Banner Prefeitura Vila Velha INTERNET
Banner Prefeitura de Cariacica
Prefeitura de Cariacica -  B OBRAS PELA CIDADE

Capixabas descobrem como atrair mais argentinos para o Espírito Santo

Missão empresarial reuniu representantes do turismo capixaba em capacitações, visitas técnicas e encontros comerciais

Por Redação em 24/10/2026 às 09:00:18
Empresários e representantes do turismo capixaba participaram de uma semana de capacitações e encontros de negócios na Argentina para apresentar os atrativos do Espírito Santo. Foto: divulgação/Sebrae

Empresários e representantes do turismo capixaba participaram de uma semana de capacitações e encontros de negócios na Argentina para apresentar os atrativos do Espírito Santo. Foto: divulgação/Sebrae

A primeira viagem direta de avião entre Vitória e Buenos Aires, no último sábado (17), abriu caminho para uma semana de aprendizado e contatos comerciais na Argentina. Além de apresentar os atrativos do Espírito Santo, empresários e representantes do turismo capixaba aproveitaram a missão para conhecer melhor o perfil dos turistas argentinos e entender como transformar o interesse pelo estado em viagens e negócios.

A missão, que termina neste sábado (24), reúne representantes de 19 empreendimentos e entidades capixabas. Desde a chegada à Argentina, o grupo participou de capacitações, reuniões com empresas do setor e rodadas de negócios. A programação também incluiu encontros com instituições e profissionais que atuam no mercado turístico argentino.

Para o consultor de Turismo do Sebrae-ES, Richard Alves, uma das principais contribuições da viagem foi o acesso a informações sobre o comportamento dos consumidores argentinos.

“Foi um momento muito produtivo, em que tivemos a oportunidade de trazer alguns dados e informações de mercado do setor argentino. Tudo isso com base no documento de insights de mercado que a Embratur produz”, contou.

Além disso, segundo Alves, a intenção é dar continuidade aos contatos comerciais após a missão, com a participação das empresas e das entidades do setor.

“Essa ação na Argentina faz parte de uma estratégia maior, que é o plano estratégico de marketing turístico do Espírito Santo. Além disso, há o projeto de internacionalização do turismo capixaba, tendo como prioridade o mercado argentino”, explicou.

Negociações com agências

A preparação dos empresários também teve foco nas negociações com agências e operadoras de viagens. Coordenador do Instituto Baleia Jubarte, Paulo Rodrigues participou das atividades e destacou a importância de saber apresentar os atrativos capixabas ao público estrangeiro.

“A capacitação prévia ao evento preparou-nos para apresentar nossos atrativos, compreendendo o que devemos transmitir ao público argentino e às agências de turismo, para que entendam como trabalhamos em nosso Estado e para recebê-los com maior assertividade”, afirmou.

No caso do Instituto Baleia Jubarte, a missão abriu espaço para divulgar experiências relacionadas à vida marinha. Além disso, Rodrigues destacou o potencial das montanhas, da Mata Atlântica e das praias capixabas. Segundo ele, a diversidade de ambientes e atividades pode ajudar o Espírito Santo a conquistar visitantes que procuram experiências ligadas à natureza.

“Nós, do Instituto Baleia Jubarte, queremos apresentar a vida marinha, a riqueza e a biodiversidade presentes no Espírito Santo. Às vezes nem nós mesmos temos noção disso tudo, mas precisamos demonstrar tanto ao turista estrangeiro quanto ao capixaba”, disse.

Entre os empresários participantes está Arcile Luciano Reis, sócio do restaurante Grão da Terra, em Pedra Azul. Ele viajou para representar a gastronomia e o turismo das montanhas capixabas. Ao longo da semana, aproveitou os encontros para conversar com argentinos e compreender melhor as características desse mercado.

“Passámos alguns dias em Buenos Aires a conversar com os argentinos. Recebemos capacitação e treinamentos durante toda a semana para termos uma boa entrega”, relatou.

Além disso, para o empresário, a viagem reforçou a importância de apresentar o Espírito Santo como um destino que permite combinar diferentes experiências.

“Entendemos melhor como funciona o mercado e o perfil dos argentinos, e estamos com uma expectativa muito grande de realizar um bom trabalho, entregar bastante o potencial do nosso Estado”, afirmou.

Contatos comerciais e novos mercados

Além disso, a agenda dos capixabas para outras cidades argentinas. Na terça-feira (20), o Espírito Santo apresentou seus destinos a 38 agentes de viagens em Córdoba. Já na quarta-feira (21), outros 37 profissionais participaram de uma capacitação em Rosário.

Dessa forma, em Buenos Aires, a missão reuniu 157 agentes de viagens argentinos e 20 empresários capixabas em uma rodada de negócios no Palacio de la Reconquista, na quarta-feira (21). O encontro apresentou praias, montanhas, agroturismo e experiências gastronômicas. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de conversar diretamente sobre produtos e serviços turísticos.

Fonte: Folha Vitoria

Comunicar erro
anucie aqui * 728x90-2
Banner Prefeitura Cariacica  A CARIACICA TE CHAMA

Comentários

728x90-3
Banner vila vela refins