A Ecovias Capixaba inaugurou, nesta sexta-feira (28), 11,2 quilômetros de novas pistas duplicadas da BR-101 Sul, entre Anchieta e Iconha, no Espírito Santo.
A cerimônia contou com a presença do ministro dos Transportes, George Santoro, além de autoridades, representantes do poder público e executivos da concessionária e da EcoRodovias.
O novo trecho é formado por três segmentos: do km 357,7 ao km 363,2; do km 365,17 ao km 370; e do km 373 ao km 373,8. As pistas foram liberadas gradualmente ao tráfego ao longo de agosto.
As obras também incluem dois retornos em nível, sendo um já liberado e outro em fase final, além de uma nova ponte sobre o Rio Itaperorama.
Com a nova entrega, a Ecovias Capixaba soma 23,2 quilômetros de duplicação concluídos no primeiro ano do contrato modernizado da BR-101 no Espírito Santo.
O volume supera os 22 quilômetros previstos inicialmente para o período.
Além do trecho entre Anchieta e Iconha, a concessionária já havia liberado outros 5 quilômetros na Serra, entre os quilômetros 242 e 247, em fevereiro, integrados ao Contorno do Mestre Álvaro.
Em julho, outros 7 quilômetros foram entregues entre Guarapari e Anchieta, incluindo novas pontes sobre os rios Grande e Benevente, um viaduto de acesso à comunidade de Jabaquara e outras melhorias.
Durante a cerimônia, o ministro dos Transportes destacou a repactuação do contrato de concessão da BR-101 ES/BA, realizada em agosto de 2025.
Segundo ele, o novo modelo criou mecanismos de acompanhamento e condições para a retomada das obras.
A repactuação envolveu o Ministério dos Transportes, o Tribunal de Contas da União e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
A Ecovias Capixaba informou que continuará executando o cronograma de investimentos previsto para os próximos anos da concessão.
Nos próximos dias, ainda poderão ocorrer intervenções pontuais no trecho recém-inaugurado para serviços complementares, como a implantação de sistemas de drenagem.
Segundo a concessionária, as atividades serão programadas para reduzir impactos no tráfego e garantir a segurança de motoristas e equipes que trabalham na rodovia.
O post BR 101 Sul ganha 11,2 km de duplicação entre Anchieta e Iconha apareceu primeiro em Aqui Notícias.
Portal Aqui Noticias