banner - A CARIACICA TE CHAMA
anucie aqui * 728x90-1
Banner Prefeitura Cariacica  A CARIACICA TE CHAMA
Banner vila vela refins

Filha recém-formada leva diploma ao hospital para comemorar com pai internado: “somos uma equipe”

Sem poder ir à formatura da filha, pai internado recebeu visita emocionante da recém-formada com o diploma em mãos

Por Redação em 16/06/2026 às 05:00:10
Imagem: acervo pessoal

Imagem: acervo pessoal

O que deveria ser apenas um dia de celebração se transformou em um momento de emoção e superação para a recém-formada em Medicina Letícia Paterline. Após seis anos de dedicação aos estudos, a capixaba recebeu o diploma na última sexta-feira (12), mas precisou viver a conquista sem a presença de um das pessoas mais importantes da sua trajetória: o pai.

Dias antes da colação de grau, Jefferson José Juliatti dos Santos foi internado às pressas no Hospital Santa Rita, em Vitória, após desenvolver um grave quadro infeccioso causado por um abscesso cervical profundo. A condição exigiu cirurgia de urgência e acompanhamento médico intensivo, impedindo que ele participasse da cerimônia que a família aguardava há anos.

Eu idealizei esse momento durante toda a graduação. Era a grande conquista da nossa família, fruto de muitos anos de trabalho, renúncias e sonhos compartilhados. Foi muito difícil imaginar que meu pai, que sempre foi um dos meus maiores incentivadores, não estaria ao meu lado

Letícia Paterline, médica

Natural do Espírito Santo, mas criada na Bahia, Letícia retornou ao estado para cursar Medicina. Durante a graduação, contou com o apoio constante dos pais e da irmã. Segundo ela, a família sempre encarou o sonho da formação médica como um projeto coletivo.

“Nós somos uma equipe. Meu pai, minha mãe, minha irmã e eu. Sempre nos ajudamos em tudo. Meus pais abriram mão de muitas coisas para que eu pudesse realizar esse sonho”, afirma.

Surpresa após a colação

Apesar da ausência na cerimônia, Letícia encontrou uma forma de incluir o pai em um dos momentos mais importantes de sua vida. Após receber o diploma, ela seguiu diretamente para o hospital vestida com a beca utilizada na colação de grau.

Com autorização da instituição de ensino e da equipe hospitalar, a recém-formada entrou no quarto onde o pai se recuperava da cirurgia e o surpreendeu com o diploma nas mãos.

“Eu precisava que ele estivesse presente nos meus registros de formatura. Aquela conquista não era só minha. Era dele também. Não faria sentido comemorar sem compartilhar aquele momento com uma das pessoas que mais lutaram para que eu chegasse até ali”, conta.

A reação emocionada do pai foi registrada em vídeo pela família. “Eu não gravei pensando em viralizar. Gravei porque queria guardar aquele momento para sempre. Meu pai não estava na faculdade, então eu precisava levá-lo até essa conquista de alguma forma”, diz.

Recuperação e novas comemorações

Atualmente, o pai de Letícia segue internado e passa por tratamento com antibióticos e acompanhamento das equipes de cirurgia de cabeça e pescoço e clínica médica. Segundo a médica recém-formada, a expectativa é de recuperação gradual nas próximas semanas.

Graças a Deus, ele está melhorando. Ainda precisamos de cuidados e paciência, mas acreditamos que em breve estaremos todos juntos em casa para comemorar essa vitória da forma que sempre sonhamos.

Letícia Paterline, médica

Entre a alegria da formatura e a preocupação com a saúde do pai, Letícia guarda a certeza de que o diploma representa muito mais do que uma conquista profissional. Para ela, simboliza o resultado de uma caminhada construída em família, marcada por apoio, sacrifícios e amor.

Fonte: Folha Vitória

Comunicar erro
anucie aqui * 728x90-2
vila velha

Comentários

728x90-3