Foto: Divulgação/MPES
Os três advogados e três guardas municipais de Vila Velha presos pela operação do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) são suspeitos de repassarem informações para organização criminosa que atua na região da Grande Terra Vermelha.
Estão sendo investigados o ex-comandante daGuarda Municipal,Iuri Souza Silva, e os guardas municipaisAntônio Nélio JubinieRenato Messias; além dos advogadosBárbara Bastos, esposa de Iuri,Wesley Guedes e Driele Ferreira. Antônio Nélio atuava no setor de inteligência da Guarda.
A investigação aponta que os integrantes do Primeiro Comando de Vitória (PCV) emitiam ordens de dentro de unidades prisionais, com apoio de familiares e advogados, que fariam intermediação das mensagens para integrantes em liberdade.
Os advogados presos atuavam como elo entre os detentos e criminosos fora dos presídios, repassando bilhetes conhecidos como “catuques”, com ordens relacionadas ao tráfico de drogas.
Durante as diligências, foram encontrados com o advogado Wesley Guedes documentos com supostas mensagens de traficantes presos.
Já no caso dos guardas municipais, as investigações apontam queIuri Souza,Antônio Nélio eRenato Messiasteriam atuado para frustrar ações das polícias Civil e Militar, avisando sobre operações policiais na região. Além disso, há um possível envolvimento com o desvio de drogas apreendidas e valores ligados ao tráfico.
A ação faz parte da terceira fase da Operação Telic, deflagrada na tarde de quarta-feira (25) e com continuidade na manhã desta quinta-feira (26), sob coordenação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
Segundo o Ministério Público, ao todo foram cumpridos oito mandados de prisão temporária e nove de busca e apreensão nos municípios de Vila Velha, Cariacica e Serra.
As investigações, que tramitam em sigilo, apuram a atuação de integrantes do chamado Primeiro Comando de Vitória, facção com presença na região. De acordo com o MPES, foram reunidas provas de tráfico de drogas, organização criminosa, porte ilegal de armas e outras práticas violentas.
Fonte: Folha Vitória