banner viana
anucie aqui * 728x90-1
vila velha
assembleia legislativa

CNH de graça: Espírito Santo abre 9 mil vagas em programa social

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo abriu nesta segunda-feira (16) as inscrições para 9 mil vagas do programa CNH Social 2026, que oferece a carteira de motorista gratu

Por Redação em 17/03/2026 às 05:00:21
Fonte: Detran-ES

Fonte: Detran-ES

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo abriu nesta segunda-feira (16) as inscrições para 9 mil vagas do programa CNH Social 2026, que oferece a carteira de motorista gratuitamente para moradores do estado.As inscrições devem ser feitas até 31 de março, exclusivamente pelo site do órgão.

O programa permite tirar a primeira habilitação ou acrescentar novas categorias na carteira. A iniciativa busca ampliar as oportunidades de trabalho para quem precisa da habilitação para exercer atividades profissionais.

Quem pode participar

Para participar, é preciso estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Serão considerados os cadastros atualizados até 13 de fevereiro de 2026.

Durante a inscrição, o candidato deve escolher qual tipo de habilitação deseja:

Primeira habilitação na categoria B (carro)

Adição de categoria A (moto) ou B (carro) para quem já tem carteira

Mudança para categoria D (van e ônibus) ou E (caminhão e carreta)

As vagas serão divididas da seguinte forma:

40% para primeira habilitação

20% para adição de categoria

40% para mudança de categoria

A seleção será feita de forma automática, com base nos dados do CadÚnico, levando em conta critérios como renda familiar, tamanho da família e participação em programas sociais.

Vagas reservadas

Neste ano, o programa terá vagas específicas para alguns grupos.Cerca de 15% das vagas (1.350) serão destinadas a mulheres quilombolas, pescadoras artesanais e agricultoras familiares. Também haverá reserva de vagas para estudantes da rede pública estadual que cursaram a disciplina de educação no trânsito e para pessoas com deficiência.

Caso essas vagas não sejam preenchidas, elas voltam para a concorrência geral.

Resultado e próximas etapas

O resultado com os 9 mil selecionados será divulgado no dia 16 de abril, no site do Detran.

A matrícula será feita em três etapas, com três mil candidatos em cada fase. Também haverá uma lista de suplentes, prevista para ser divulgada em 1º de novembro, para preencher vagas que eventualmente não forem ocupadas.

O que o programa oferece

Quem for selecionado poderá fazer todo o processo de habilitação sem custos, incluindo:

exames médicos e psicológicos

provas teórica e prática

aulas extras em caso de reprovação

Criado em 2011, o CNH Social já ofereceu dezenas de milhares de carteiras de motorista gratuitas no Espírito Santo. Além da habilitação, o programa também oferece cursos de qualificação para motoristas profissionais, como transporte escolar, motofrete e transporte de passageiros.

Fonte: ES HOJE

Comunicar erro
anucie aqui * 728x90-2

Comentários

728x90-3
×

tete

Acessar