banner viana
assembleia legislativa
prefeitura de vila velha

‘Adversários se esquecem que quem decide a eleição não são os caciques’

Helder afirma que candidatura a governador deverá ser avalizada por Lula neste mês O post ‘Adversários se esquecem que quem decide a eleição não são os caciques’ apareceu primeiro

Por Redação em 03/03/2026 às 18:00:07
Leonardo Sá

Leonardo Sá

Helder afirma que candidatura a governador deverá ser avalizada por Lula neste mês

O deputado federal Helder Salomão (PT) deverá ter uma conversa neste mês de março com o presidente Lula – que, ao que tudo indica, vai avalizar a candidatura própria petista para o Governo do Estado nas eleições deste ano. A informação foi repassada a Século Diário pelo próprio Helder, em entrevista realizada na última sexta-feira (27), durante a passagem do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos (Psol), em Vitória.

Antes de Boulos, o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), esteve em Vitória em fevereiro, e deu declarações apontando para a vontade de “construir um projeto juntos” com o grupo do governador Renato Casagrande (PSB), que escalou o seu vice, Ricardo Ferraço (MDB), para a disputa ao governo estadual. Apesar de a fala de Santana ter alimentado especulações sobre um possível recuo do PT capixaba, Helder descarta.

“O que o ministro da Educação disse é mais provável que ocorra num possível segundo turno. No primeiro turno, nós temos um projeto, que é um projeto liderado pelo partido, mas que envolve outros partidos – PCdoB, PV, Psol, Rede [Sustentabilidade]…nós estamos dialogando também com lideranças do campo democrático e popular, não só partidos da esquerda, mas de centro, partidos que têm apreço pela democracia.O nosso movimento é forte porque não reúne apenas partidos,mas uma parcela significativa dos movimentos sociais do Estado”, comentou.

Helder Salomão também se diz confiante com a possibilidade de chegar ao segundo turno das eleições, mesmo que não seja apontado como um dos principais candidatos a governador. Para isso, se apoia no fato de ter sido o deputado federal mais votado em 2022 e na sua atuação parlamentar com “capilaridade” em todos municípios do Estado. Ele aproveitou ainda para alfinetar os concorrentes, mesmo sem citar nomes.

“Nossa pré-candidatura se coloca nesse contexto de um debate sobre um projeto para o Espírito Santo, e não apenas para discutir nomes. Eu vejo aí os outros, os possíveis adversários, se engalfinhando nos bastidores, com denúncias um contra o outro, com articulações políticas de cúpula, e parece que eles esquecem que quem decide a eleição não são os caciques partidários, é a população capixaba”, criticou.

Dentro dessa ideia de trabalhar em propostas, o PT iniciou em novembro passado uma série de encontros e plenárias pelo Estado para definir o plano de governo a ser defendido na campanha eleitoral. Um dos pontos levantados nesses encontros, segundo o deputado, é de que a região metropolitana está há muito tempo sem grandes obras de mobilidade.

“A última obra de porte relacionada à mobilidade foi a da Terceira Ponte. Depois disso, tivemos aí algumas obras menores,como a do contorno do Mestre Álvaro, que é do Governo Federal, a obra da [Rodovia] Leste-Oeste, que o Governo do Estado tocou, mais algumas pequenas obras”, elencou.

Helder citou também a necessidade de políticas mais ousadas de apoio a micro e pequenos empreendedores, além de universalizar a educação em tempo integral na rede estadual de ensino. Mas a grande diferença em relação aos últimos governos, segundo ele, é a pretensão de avançar mais em questões sociais e na participação da população na gestão.

O deputado federal Helder Salomão também foi questionado a respeito da proposta de incluir o Psol na Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), que tem sido discutida atualmente a nível nacional. Apesar de se declarar favorável ao arranjo, considera difícil que se consolide já nas eleições deste ano.

“Os diálogos estão sendo feitos entre PT,PV, PCdoB e Psol sobre a possibilidade de incorporarmos o Psol nessa federação.Tem algumas pessoas que são contrárias, outras favoráveis. Pessoalmente, sou a favor dessa constituição, mas vejo que nós teremos algumas dificuldades para esta eleição. Talvez dê para eleições futuras. O debate está ocorrendo”, comentou.

A proposta tem sido defendida por alas do PT mais próximas ao Governo Federal. A Revolução Solidária, corrente interna do Psol que tem Guilherme Boulos como uma das principais lideranças, é umas das principais defensoras do arranjo. Por outro lado, há muito resistência a essa composição. A deputada estadual Camila Valadão (Psol) já se manifestou contra a incorporação de seu partido à federação liderada pelos petistas.

O post ‘Adversários se esquecem que quem decide a eleição não são os caciques’ apareceu primeiro em Século Diário.

Fonte: Século Diário

Comunicar erro
728x90-2

Comentários

728x90-3