Uma operação da Polícia Federal mirou uma quadrilha suspeita de enganar pelo menos 150 pessoas e causar prejuízo superior a R$ 7,5 milhões às vítimas, em São Mateus, região Norte do Espírito Santo, nesta quinta-feira (5).
O caso veio à tona após vítimas procurarem a polícia, no que culminou em uma investigação de cerca de 8 meses.
O golpe funcionava da seguinte maneira: os suspeitos prometiam investimentos no mercado financeiro a lucro de curto prazo e alto rendimento.
Eles se apresentavam como donos de uma empresa de investimentos, e segundo eles, os investimentos feitos pelas vítimas renderiam ganhos de 7% ao mês, mas o cliente só poderia 5%. O percentual restante e todo o valor investido inicialmente permaneceriam retidos.
De acordo com as investigações, ao invés de aplicar os recursos das vítimas no mercado financeiro, o grupo fazia depósitos em contas pessoais, realizava apostas online e investia em criptomoedas.
Uma das vítimas investiu um imóvel, que foi vendido pelos criminosos por um valor muito abaixo ao praticado no mercado.
O delegado de São Mateus, Leonardo Reis Guimarães, explica que os golpistas se passavam por pessoas bem sucedidas e frequentavam os mesmos círculos sociais das vítimas para convencê-las a investir.
Utilizam carros bons, são carros de alto padrão, frequentam a sociedade, fazem parte de grupos religiosos. São pessoas que utilizam, inclusive desses meios, da confiança que as pessoas têm nelas, para angariar recursos
Leonardo Reis Guimarães, delegado de São Mateus
Ainda de acordo com o delegado, com essa estratégia os suspeitos conseguiram fazer com que as vítimas investissem não apenas dinheiro, mas também imóveis e carros.
“Com essa estratégia eles conseguiram angariar imóveis, conseguiram angariar veículos. As pessoas entregavam esses bens com valor de mercado e eles iam ao mercado para vender esses bens por preços abaixo para poder levantar quantias rápido e girar o negócio”, relatou.
A operação da Polícia Federal cumpriu cinco mandados de busca e apreensão no município. Os nomes dos dos suspeitos e da empresa não foram revelados.
Especialista recomenda cuidado em transações financeiras
O especialista em investimentos Érico Colodeti recomenda que pessoas interessadas em aplicar no mercado financeiro tenham cuidado e desconfiem de propostas de lucros exorbitantes.
“Construir uma vida, um patrimônio e riqueza, demanda tempo. Dificilmente você vai conseguir, da noite para o dia, colocar o dinheiro no mercado financeiro e no mês seguinte conseguir um patrimônio exorbitante, não é assim que funciona”, afirmou.
*Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/Record
Folha Vitória