O Espírito Santo será sede de duas competições nacionais de base em 2026. Uma delas, o Super 15, é o maior campeonato de basquete de base do País, com 56 equipes de todas as regiões do Brasil.
O anúncio foi feito pelo presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Marcelo Sousa, que visitou o Estado na quarta-feira (4) e confirmou o Espírito Santo como a sede do Super 15 e de uma etapa da Seletiva Sub-17.
O dirigente acompanhou uma clínica de basquete realizada pelo Instituto Viva Vida (IVV/Cetaf), entre o time profissional e jovens atendidos pelo projeto social.
Super 15 acontecerá em Guarapari
Os campeonatos, inclusive, já têm data para acontecer. A Seletiva Sub-17 será realizada em Vila Velha, durante o mês de maio, e contará com a participação de 24 equipes.
Já o Super 15 acontecerá em agosto, no Sesc de Guarapari, e contará com 56 equipes de todas as regiões do Brasil.
Confirmamos o Espírito Santo como sede dessas competições, pois são campeonatos que a Fecaba (Federação Capixaba de Basquete) realiza com excelência. Então, a gente nem cogita de perder essa parceria porque realmente é muito bem feita. Nós ficamos muito feliz pois é também uma visibilidade maior para o basquete capixaba”
Marcelo Sousa, presidente da CBB
Além de Sousa, quem também esteve na clínica de basquete o presidente da Confederação Nacional de Clubes (Fenaclubes), Arialdo Boscolo, que também é secretário-Geral do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
“O Comitê Brasileiro de Clubes auxilia os clubes e instituições em diversas frentes, entre elas a realização do calendário, desde a categoria de base até a principal. Além disso, apoiamos na aquisição de materiais esportivos e na emissão de mais de 80 mil passagens aéreas, por ano”, frisou Boscolo.
Encontro com o governador do Estado
O governador do Estado, Renato Casagrande, também recebeu a visita dos dirigentes. No ano passado, o Espírito Santo foi casa da seleção brasileira de basquete masculina, que fez em Guarapari a sua preparação para a Copa América e disputou um jogo-exibição no Sesc da cidade.
O Estado também recebeu competições nacionais de base em 2025, tanto do basquete tradicional quanto do 3×3.
O Governo do Estado incentiva o esporte, porque acredita nos valores associados a ele. Trabalhamos para que as pessoas tenham qualidade de vida e bem-estar. No ano passado, recebemos a seleção brasileira de basquete em Guarapari, um orgulho para nós. Com certeza, teremos mais parcerias no esporte em 2026”
Renato Casagrande, governador do ES
Também participaram do encontro o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Júnior Abreu; o vice-presidente do CBC, Edson Garcia; e o gestor do Instituto Viva Vida, Luiz Felipe Azevedo Filho.
Folha Vitória